• Ceclin
jan 27, 2020 0 Comentário


Sintepe liderou protesto e caminhada dos/as aposentados/as

Sintepe liderou protesto e caminhada dos aposentados

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), à qual o Sintepe é filiado, convocou para 24 de janeiro, Dia dos/as Aposentados/as, protestos em todo o Brasil. Em Pernambuco, um assunto mais específico incrementou a realização de nossa atividade. Por aqui, temos uma Ação Judicial movida pelo Sintepe contra o Estado de Pernambuco, desde o início dos anos 2000, no tocante às cobranças indevidas, a aposentados e aposentadas, de alíquotas do antigo Instituto de Previdência e Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Ipsep).

A ação judicial contra o Ipsep foi ganha pelo Sintepe em todas as instâncias da Justiça. Mas até agora o Governo do Estado não efetuou os pagamentos e 7.049 pessoas estão prejudicadas. Vale ressaltar que as pessoas envolvidas na referida ação judicial já estavam aposentadas no início dos anos 2000 e ainda estão na luta, 20 anos depois, cobrando do Governo a quitação dessa dívida.

No ato político realizado pelo Sintepe (24/01), caminhamos da Assembleia Legislativa (Alepe) até o Palácio do Campo das Princesas. Na oportunidade, uma comissão do Sintepe foi recebida por assessores da Casa Civil e uma reunião ficou agendada para esta segunda-feira, 27 de janeiro, com o intuito de encaminharmos o pagamento das ações. Outro encontro do Sintepe com representantes do Governo, com a mediação da Justiça, já está marcado para o dia 17 de fevereiro, às 14h. Vamos permanecer atentos/as e mobilizados/as!

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE