Ceclin
jan 09, 2017 0 Comentário


SINTEPE: Início de ano movimentado

SINTEPE CUT

Em junho do ano passado, nossa categoria acatou em assembleia geral a proposta apresentada pelo Governo do Estado com relação ao percentual de reajuste do Piso Salarial dos Professores para 2016. O Governo, após várias reuniões e muitos protestos dos/as trabalhadores/as em educação, encaminhou o percentual de 5% a partir de outubro de 2016 e 6,05% a partir de janeiro de 2017. Um percentual sobre o outro atingindo 11,36%.

No mês de outubro não houve o reajuste, ficando para novembro, com retroativo para o mês combinado, outubro. No entanto, os/as professores/as que estavam abaixo do piso desde janeiro de 2016 deveriam ser reajustados retroativamente a janeiro do ano passado, o que não ocorreu.

O SINTEPE, ao detectar o problema, entrou em contato com a Secretaria de Administração e confirmou a falta do retroativo, que deverá sair no pagamento referente a janeiro/2017, juntamente com o complemento do reajuste (6,05%) e retroativos correspondentes ao complemento do reajuste devido. Para analistas e funcionários, o reajuste foi pago de acordo com o negociado, sendo o percentual de reajuste 6%.

Recadastramento

Um outro assunto, que interessa diretamente aos/as aposentados/as e pensionistas, é o recadastramento que acontecerá a partir deste mês de janeiro de 2017.  Os/as aposentados/as e pensionistas devem comparecer ao BRADESCO no período de 11 a 25 do mês do aniversário, com identidade, CPF, e comprovante de residência para efetivarem seu recadastramento. Mais informações: [email protected]

Congresso

Começa na quinta-feira (12) e vai até o dia 15 deste mês de janeiro, o 33º Congresso Nacional da CNTE. O SINTEPE, mais uma vez estará presente com a sua delegação, eleita em assembleia da categoria para representar os/as trabalhadores/as em educação da rede estadual de ensino de Pernambuco.

Com contribuições de 12 forças políticas que integram a base da categoria, o caderno de resoluções é uma homenagem ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire. A ampla participação de diferentes setores do sindicalismo educacional no debate da CNTE, demonstra o compromisso da categoria em lutar contra o golpe no País e contra os retrocessos sociais que atingem as políticas educacionais e os direitos de professores/as, analistas e funcionários/as da educação.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE