• Ceclin
mai 20, 2019 0 Comentário


SINTEPE: Greve Nacional da Educação

SINTEPE Greve Nacional da Educação

Na última quarta-feira, 15 de maio, foi vivenciada em todo o Brasil a Greve Nacional da Educação convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da qual o Sintepe é filiado.

Em Pernambuco, diversos atos foram realizados. O maior foi em Recife que reuniu, com certeza, mais de 50 (cinqüenta) mil pessoas. O Sintepe, juntamente a outros sindicatos de Educação, o movimento sindical mais amplo, o movimento estudantil e os movimentos sociais (urbano e rural), com o nítido apoio da população, coordenaram o ato, que foi seguido de uma grande caminhada.

A paralisação foi convocada com o objetivo de combater o desmonte da Previdência e da Educação, patrocinado pelo Governo Federal.

A exitosa Greve Nacional da Educação, do ponto de vista da adesão e participação, nos anima para a Greve Geral em 14 de junho, numa luta mais ampla e com maior resistência da classe trabalhadora como um todo.

Em algumas escolas da Rede Pública Estadual começaram a pressão para a compensação do dia 15 de maio. O Sintepe informa que todas as paralisações são discutidas entre o Sindicato e o Governo, ao final da Campanha Salarial Educacional, quando o parâmetro para a compensação de dias parados são estabelecidos e só aí devem ser feitas as discussões nos locais de trabalho.

Assim, a categoria não deve aceitar pressão para iniciar a compensação da paralisação do último dia 15 de maio. Aguardem orientação do Sintepe.

LICENÇAS-PRÊMIO

O Governo do Estado não tem liberado o gozo das licenças-prêmio e isso tem gerado, com razão, muita reclamação da categoria. Diante disso, o Sintepe orienta a todos/as aqueles/as que se acharem prejudicados/as com relação à negativa da licença-prêmio que agendem com o plantão jurídico às terças, quartas e quintas, pois a Assessoria Jurídica do Sintepe estará à disposição para analisar caso a caso, adotando os encaminhamentos administrativos ou judiciais necessários à garantia do direito.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE