Ceclin
out 30, 2017 0 Comentário


SINTEPE: Formação de Professores

professores sintepeNo dia dezoito de outubro, o Ministério de Educação (MEC) lançou a Política Nacional de Formação de Professores, estabelecendo como fundamento uma Base Nacional de Formação Docente, que norteará o currículo de formação de professores.

Como característica do governo ilegítimo, a política de formação de professores tem construção impositiva pelo Ministério da Educação, sem diálogo com as Instituições de Ensino Superior, com as entidades representativas dos diversos segmentos dos profissionais da educação básica e com os/as professores/as, representa um grave retrocesso para a efetivação de um Sistema Nacional de Educação e do Plano Nacional de Educação que tenha como princípios, considerar a necessária articulação entre a formação inicial, formação continuada e condições de trabalho, salário e carreira dos profissionais da educação.

A verdadeira face desta política é mascarar a ausência de ações concretas do governo federal para assegurar as condições necessárias à formação desses profissionais, sem esquecer da furtiva atenção sobre o destino de recursos públicos para grupos privatistas nacionais e internacionais que aumentam seus lucros no mercado educacional.

O SINTEPE, denuncia que a Política apresentada pelo MEC não contém novidades que possam beneficiar a formação de professores/as. Mais do que isso, a proposta responsabiliza formadores pela insuficiência dos resultados dos processos de ensino e pelas desigualdades educacionais, sem mencionar as responsabilidades dos gestores municipais, estaduais e federal pela inviabilização dessa qualidade em função dos baixíssimos investimentos, da precariedade material de gestão, como a falta de salários e ausência de planos de carreira atraentes.

APOSENTADOS

Em virtude da atividade realizada, com os aposentados da Região Metropolitana do Recife, na última terça-feira (24), não haverá a Plénaria Mensal de outubro. A Secretaria de Aposentados/as irá divulgar em breve o próximo encontro.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE