Ceclin
ago 28, 2017 0 Comentário


SINTEPE: Fies / Privatização / Agenda

Sintepe 2017

O governo golpista ataca ferozmente a educação com a Medida Provisória nº 785/17 que trata do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em que traz obstáculos para o acesso ao ensino Superior.

Na avaliação do secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, a MP 785/17 cria diversas barreiras, à exemplo da redução do tempo de carência, obrigando o estudante a iniciar a quitação do financiamento antes mesmo de concluir o curso, além de exigir um fiador; o que dificulta o acesso ao ensino superior.

O Fies é um programa do Ministério da Educação que financia cursos de graduação para estudantes de baixa renda em instituições particulares. Lembramos que a medida não tem uma estrutura para sanar o problema do acesso ao ensino superior. Mas, permanece a política de retirar direitos da população.

Privatização

Há um evidente fracasso da condução da política econômica do governo Temer. A política recessiva ao invés de recuperar a economia, tem somente colocado o País em um declive sem fim.

Este programa de privatização tem como objetivo a busca por receitas extraordinárias: fazer caixa apenas para reduzir o risco de uma deterioração fiscal ainda maior. Dentre vários problemas na privatização, um destaque é a privatização da Eletrobrás. O risco de uma desnacionalização do setor tem como consequência o possível aumento das tarifas de energia elétrica, gerando pressão inflacionária.
Portanto, a privatização transfere ao setor privado setores estratégicos, com riscos evidentes e possibilidades escassas ou nulas de qualquer ganho.

AGENDA

Plenária dos/as Aposentados/as – 29 de agosto, às14h,
no auditório do SINTEPE Recife.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE