Ceclin
set 12, 2011 1 Comentário


SINTEPE – Educação quer mais

No próximo dia 16 de setembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promoverá em parceria com seus sindicatos filiados, uma atividade nacional para chamar a atenção da sociedade sobre os temas de maior relevância para a educação pública na atual conjuntura.

Um dos assuntos refere-se à elaboração e à aprovação, ainda em 2011, do novo Plano Nacional de Educação (PNE), em trâmite na Câmara dos Deputados na forma da PL nº 8.035/2010. Os movimentos sociais também reivindicam a garantia de 10% do PIB para a Educação. Além de estimular o debate sobre a Lei do Piso.

Este ano o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou integralmente constitucional a Lei nº 11.738. Essa Lei consiste em garantir a aplicação imediata do Piso vinculado às carreiras de magistério, bem como lutar pela profissionalização e valorização do/as demais trabalhadores/as da educação – que desejam ver regulamentado o piso salarial.

A nossa mobilização se concentrará no interior das escolas, nos dois últimos tempos de cada turno das aulas de sexta-feira (16), quando os professores e professoras  desses horários ministrarão aulas sobre o PNE e as bandeiras de lutas dos trabalhadores em educação.

Os educadores antes de ministrarem as aulas cidadãs devem debater sobre os temas colocados anteriormente com a comunidade escolar, nos encontros dos conselhos deliberativos e dos grêmios estudantis.

Calendário de mobilização da CNTE:

16 de setembro – Aula Nacional Cidadã sobre o Piso e a Carreira dos/as educadores/as e a importância dos 10% do PIB para a Educação. Essa atividade será realizada em todas as escolas públicas do País.

16 de setembro a 15 de outubro – Período de entrega das produções da Mostra Nacional dos Estudantes sobre o porquê de 10% do PIB para uma educação de qualidade. Todos os trabalhos, devidamente assinados por seus autores, serão exibidos em frente ao Congresso Nacional no dia da Marcha da Educação. As escolas devem incentivar as produções estudantis durante todo o mês da Mostra.

16 a 20 de outubro – Eleição da melhor obra literária ou artística que concederá ao estudante escolhido (e a seu responsável) a chance de participar da Marcha da Educação em Brasília. Os Sindicatos recolherão as produções nas escolas, promoverão a eleição da obra vencedora e enviarão todas as peças à CNTE, antes da Marcha, para serem expostas no Congresso.

26 de outubro – 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade: “10 mil em Brasília por 10% do PIB para a educação pública”. Local: Esplanada dos Ministérios – DF.

AGENDA

16/09 – Plenária dos Administrativos, às 9h, no Sintepe – Recife. Pauta: Informes Gerais / Compulsória, Trava e Aposentadoria.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE.

www.sintepe.org.br