• Ceclin
jun 23, 2014 0 Comentário


SINTEPE: Cotidiano de Lutas

Em reunião com a Gerência de Pessoal da Secretaria de Administração do Estado, o SINTEPE apresentou o seu entendimento no tocante à incorporação da chamada “gratificação do curso noturno ou código 207″ aos vencimentos dos funcionários administrativos da Educação. O SINTEPE argumenta que a referida incorporação seja imediata e com o devido registro no extrato de pagamento. Atualmente, o Governo fez a incorporação no momento da aposentadoria.

O SINTEPE destacou também a necessidade da continuidade da discussão a respeito dos funcionários administrativos educacionais que se aposentaram antes da vigência da nova legislação e ficaram com a incorporação do conhecido “código 207″. Na prática, uma parcela remuneratória recebida por muitos anos e perdida no ato da aposentadoria. O SINTEPE compreende que a legislação eleitoral prejudica o desfecho desse assunto, mas não vai deixar a questão cair no esquecimento.

Conforme divulgamos nesta coluna na semana passada, o SINTEPE e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), estiveram reunidos para discutir a questão previdenciária nos municípios. A discussão girou em torno do regime próprio de previdência e do regime geral. O assunto é complexo e chega a ser preocupante, no entanto as aposentadorias de forma digna têm que ser asseguradas. Ao final da reunião ficou encaminhada a necessidade do levantamento de dados para análise e uma nova reunião foi marcada para 15 de julho.

O SINTEPE representa atualmente os professores de mais de 30 municípios no Estado de Pernambuco. O SINTEPE entrou em contato com a Secretaria de Administração e com a Secretaria de Educação do Estado para cobrar uma solução diante das muitas reclamações que o Sindicato recebeu nesta semana a respeito do bloqueio do Vale Transporte. Aguardamos um retorno oficial do Governo para um posicionamento do SINTEPE.

A municipalização do ensino já começa a provocar novas frentes de conflito entre a nossa categoria e o Governo do Estado. O tema é recorrente e conflituoso, precisa ser tratado com muita responsabilidade por parte dos governantes. O SINTEPE está cobrando uma audiência com o Secretário para discutir este e outros assuntos não menos importantes. Aguardamos a confirmação da audiência!

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe

www.sintepe.org.br.