Ceclin
nov 28, 2016 0 Comentário


SINTEPE: Contratos Temporários e Concursados

PernaSintepe1-1mbuco conta atualmente com aproximadamente 17 mil contratos temporários no ensino público estadual. São trabalhadores/as em educação com salários bem abaixo do Piso e que se encontram congelados desde 2014. Aqueles/as que vivem nessa situação profissional estão sendo desrespeitados em sua dignidade humana. Os sucessivos Governos no Estado de Pernambuco,  deixaram de realizar concurso público para priorizar as contratações temporárias. Essas contratações se transformaram de temporários em quase “definitivas”. Temos casos de 25 anos de contratos temporários.

O SINTEPE, por princípio, defende que o acesso ao serviço público se concretize a partir do concurso. Porém, não podemos aceitar que os Contratos Temporários sejam tratados sem respeito pelo Governo. A secretaria de Educação deve assegurar as condições ideais para o desempenho do trabalho de cada contratado, inclusive reajuste salarial. O SINTEPE tem discutido em plenárias dos contratados todo apoio para que este segmento seja devidamente respeitado pelo Governo.

O SINTEPE, ao mesmo tempo, vem acompanhando e apoiando a movimentação dos aprovados no último concurso público para professor. Neste sentido, haverá reunião com o SINTEPE, a Comissão dos Concursados, a deputada  Teresa Leitão (Comissão de Educação da ALEPE), o deputado Edilson Silva (Comissão de Direitos Humanos da ALEPE), o Ministério Público (educação) e representação da Secretaria de Educação, para encaminharmos devidamente as convocações relativas ao último concurso.

Voltando à questão dos contratos temporários, o Governo do Estado ainda não deu resposta ao ofício de número 1810/2016 de 1º de novembro, sobre a consulta da Secretaria de Educação à Secretaria de Administração a respeito da programação de contratos para as vagas não preenchidas por concursados. Para tratarmos desse assunto, a direção do SINTEPE e a Comissão que representa os contratados temporários se reunirão a fim de definir a convocação de nova plenária.

AGENDA

29/11Plenária dos Aposentados, às 14h, no auditório do SINTEPE – Recife.

01/12Plenária dos/as Analistas em Gestão Educacional, às 09h, no auditório do SINTEPE.

02/12Plenária dos Administrativos, às 09h, no auditório do SINTEPE.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE