Ceclin
jul 18, 2016 0 Comentário


SINTEPE: Conjuntura desafiante

michel-temer

As conquistas e os direitos da classe trabalhadora, resultados de muitas lutas, estão sofrendo fortes ataques capitaneados pelo Governo Federal interino. Uma das frentes de ataque desse Governo é a Previdência, cuja reforma proposta atinge empregados da iniciativa privada e servidores públicos. As mudanças na legislação se pautam na elevação da idade mínima de homens e mulheres para 65 anos, sem diferenciação de sexo, incluindo aí o fim da aposentadoria especial do magistério.

Em mais um ato ilegítimo e ilegal, o presidente interino Michel Temer revogou decreto assinado pela presidenta Dilma Roussef que nomeava e reconduzia membros para as câmaras de educação básica e superior do Conselho Nacional de Educação – CNE, em cumprimento à consulta pública ordenada pelos parágrafos 1º a 4º do artigo 8º Lei nº 4.024.

As entidades representativas da casse trabalhadora estão atentas às ameaças de mudanças, para pior, nas questões educacionais, na legislação trabalhista e na previdenciária.

Porém, os Governantes tentam enfraquecer as nossas organizações sindicais. Um dos exemplos acontece em São Paulo. O Governo do Estado persegue fortemente a APEOESP (Sindicato dos Professores), suspendendo o desconto em folha de pagamento das contribuições dos aposentados filiados ao sindicato. A Secretaria da Fazenda (SP) ameaça, também, suspender as contribuições dos filiados da ativa. Outro fato, preocupante, acontece no Ceará. Atos de vandalismo, coordenados por grupos encapuzados, impediram a realização da Assembleia Geral do Sindicato dos Profissionais de Estabelecimentos Oficiais do Ceará – APEOC, no dia 27 de junho, em Fortaleza.

É nesse contexto que o SINTEPE realizará nos próximos dias 21 e 22 de julho, o Conselho Estadual de Representantes, cumprindo deliberação estatutária. Os Diretores do Sindicato, os Representantes Setoriais, os Coordenadores de Núcleos Regionais e os Delegados Municipais estarão reunidos para o planejamento das ações do SINTEPE no segundo semestre. Análise de conjuntura e avaliações do 1º semestre também estão em pauta.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe