Ceclin
ago 27, 2018 0 Comentário


SINTEPE: Conferência Estadual de Educação

Paulo_FreireUma das frentes de atuação do nosso sindicato tem sido a preocupação com a formação da base da categoria. Neste sentido, será realizada, de 29 a 31 deste mês de agosto, a 14ª Conferência Estadual de Educação do Sintepe.

“A Educação como prática da liberdade” foi o tema escolhido para a nossa conferência. Faremos uma abordagem da obra de Paulo Freire, justamente quando comemoramos 50 anos da Pedagogia do Oprimido. A Abertura da Conferência contará com a participação do Professor Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP), cuja palestra será “Democracia e Educação Libertadora”.

O início de cada mesa de discussão será marcado por apresentações culturais, em sua maioria, de escolas da Rede Pública Estadual. No decorrer da Conferência, contaremos com participações de grande significado, que nos ajudarão a refletir melhor sobre prática pedagógica, concepção política e sobre a nossa luta em defesa da Educação Pública.

Dentre os nomes presentes, citamos a professora Tânia Bacelar, que apresentará um Painel sobre “O panorama sócio-econômico de Pernambuco”. A partir daí, faremos um diagnóstico da Educação Básica em nosso Estado.

O currículo numa perspectiva humanizadora, a violência nas escolas, as relações de gênero, a vinculação da Educação a um projeto de nação soberana, a Reforma Trabalhista, a BNCC, a Escola “sem partido”, a Reforma no Ensino Médio, dentre outros assuntos, estarão em nossa 14ª Conferência Estadual de Educação do Sintepe.

PLENÁRIA APOSENTADAS (OS) – Terça-feira, dia 28 de agosto, às 14h, no Auditório do Sintepe, em Recife.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE