• Ceclin
nov 18, 2019 0 Comentário


SINTEPE: Breve balanço do 11º Congresso

SINTEPE Breve balanço do 11º Congresso

O SINTEPE realizou na última semana, no período de 11 a 14 de novembro, o seu 11º Congresso Estadual de Educação, no Município de Gravatá, no Agreste pernambucano.

A mesa de abertura do Congresso foi bastante ampla e representativa, contando com as presenças de diversos sindicatos, da Fetape, do MST, do Movimento Estudantil, de parlamentares e várias representações dos movimentos sociais, além da CUT, CTB e CSP-Conlutas.

No Congresso, avaliamos as conjunturas internacional, nacional e estadual, buscando, assim, entendermos o contexto no qual estamos inseridos enquanto categoria profissional e também enquanto cidadãos e cidadãs. As políticas educacionais dos governos Federal e Estadual, também, estiveram em nossa pauta, ocupando de forma bem produtiva e enriquecedora o debate sobre o tema.

No nosso Congresso, como não poderia deixar de acontecer, discutimos as questões relativas aos sindicatos e à importância dessas instituições para o fortalecimento da luta da classe trabalhadora por vida digna e democracia. O financiamento da luta sindical e das entidades sindicais foi tema, também, de debate. O balanço político da gestão do Sindicato é item obrigatório dos nossos congressos e, como tal, esteve em pauta.

As discussões sobre o combate à homofobia, lesbofobia, racismo, sexismo, bem como a defesa de políticas públicas voltadas ao combate de todas as formas de violência contra a mulher e as minorias, estiveram presentes nos debates de nosso 11º Congresso.

No Plano de Lutas, que norteará as ações do Sintepe nos próximos três anos, houve o entendimento entre as quatro correntes de pensamento que atuem no Sindicato, na direção e na oposição, para unificação das Teses apresentadas no Congresso.

O Sindicato transmitiu ao vivo os painéis e realizou uma intensa cobertura das atividades, que está disponível em nosso site e redes sociais. Assim, cumprindo deliberação estatutária, a direção do Sintepe realizou mais um Congresso Estadual de Educação que contou com a participação de 688 filiados e filiadas do Sintepe; representantes de todas as regiões Estado de Pernambuco.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE