Ceclin
set 10, 2018 0 Comentário


SINTEPE: Basta de privilégios!

Grito dos Excluídos 2018

O Grito dos Excluídos deste ano trouxe o tema “Vida em primeiro Lugar, desigualdade gera violência. Basta de Privilégios!”.  De fato, o Brasil é um País onde nossa elite econômica tem incríveis privilégios tributários e sociais vergonhosos. Não paga tributo ao lucro. Não pagava imposto sobre grandes heranças, como ocorrem em todos os países da Europa, onde freqüentemente gostam de se referenciar.

2018 Grito dos ExcluídosAnualmente recebem o beneplácito perdão de dívidas não pagas, os chamados “refinanciamentos” da dívida, além de receberem isenções fiscais milionárias quando querem ampliar seus negócios. Os bancos privados brasileiros tiveram seus maiores lucros no primeiro trimestre deste ano e do ano passado, exatamente quando a crise econômica esmagava a população pobre brasileira.

Mas para os outros 99%? No Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019, encaminhada pelo ilegítimo Michel Temer ao Congresso Nacional, as áreas que tiveram mais cortes de investimentos são as que já estão sofrendo com os efeitos da PEC da Morte, ou seja, saúde e educação.

 De acordo com os cálculos da consultoria de orçamento da Câmara dos Deputados, o corte na área da saúde será de R$ 1,2 bilhão. Na área de educação, os recursos para investimentos em 2019 serão de cerca de R$ 4 bilhões, metade do total liberado este ano. A maior parte dos cortes será nas universidades, aponta o documento.

Todo esse desastre social nos comprova como é importante nosso voto para a Câmara dos Deputados, Senado e Assembleias Legislativas. Ou o trabalhador e a trabalhadora se dão conta de que é preciso votar em parlamentares que atendam aos seus anseios, que destine verbas crescentes para o futuro de nossos jovens e crianças, ou amargaremos mais uma década de prejuízo social.

Não podemos deixar nosso País entrar em colapso, precisamos eleger parlamentares que defendam claramente a revogação da reforma trabalhista e da PEC da Morte, além de que se comprometam com pautas claras de apoio à educação, à escola pública, à soberania e a retomada da economia brasileira com justiça social.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE