Ceclin
jun 02, 2014 0 Comentário


SINTEPE: Aposentadorias retidas

No dia 28, foi aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o texto-base do Plano Nacional de Educação (PNE). Nesta semana ainda serão votados dois destaques. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) continua atenta e acompanhando.

Aqui em Pernambuco o problema do atraso nas liberações de aposentadorias de trabalhadores em educação continua sem solução e piorando. Um fato inusitado que aconteceu esta semana chamou a atenção. A Superintendência de Pessoal da Secretaria de Educação do Estado determinou a suspensão do pagamento de salário de uma professora que completou 70 (setenta) anos e cujo processo de aposentadoria datado de 14 de janeiro de 2013 ainda está na FUNAPE. O caso é absurdo e muito grave, a professora está impedida de trabalhar devido à aposentadoria compulsória, tem um processo que não tramita e agora sem salário. O SINTEPE vai acompanhar o caso.

Na segunda-feira, 26, em reunião com o Secretário de Administração do Estado, apresentamos várias demandas de interesse da nossa categoria. A questão das aposentadorias que não estão sendo liberadas esteve entre as demandas. Outro ponto da pauta foi a necessidade da reformulação do nosso Plano de Cargos e Carreira (PCC), uma comissão com representantes do SINTEPE e do Governo está sendo constituída e terá prazo até 31 de agosto para conclusão dos trabalhos. A licença–prêmio do professor lotado na escola de referência, que na prática tem sido impedida, foi outro tema abordado.

AGENDA

05/06 – Plenária dos Administrativos, às 9h, no Sintepe. Pauta: ‘trava’ do 207, reformulação do PCC, implantação das 8h e graduação.

06/06 – 7º Encontro LGBT, das 8h às 17h, no auditório do Sintepe.

11/06 – Reunião festiva dos aposentados/as, às 15h, com comemoração junina no sindicato.

13/06 – Festa Junina do Sintepe (O trem da educação conduzindo o Brasil), às 20h30, no Clube Português. Atrações: Banda Nordestinos do Forró, Raiz do Nordeste, Forró Pé de Serra e Contadores de Causos.