Ceclin
out 30, 2008 1 Comentário


Sinpro escolhe nova diretoria

Esta semana, nos dias 29, 30 e 31, o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro) realiza eleição para a escolha da nova diretoria e conselho fiscal da entidade. Com chapa única, a votação vai legitimar a escolha de um grupo novo, mas que tem o apoio da base da categoria e que quer promover uma maior interação entre seus membros.
A marca da chapa Renovação e Luta
A partir desta quarta-feira até a próxima sexta-feira, os professores filiados ao Sinpro votam e escolhem os 34 nomes que vão compor a nova diretoria e os cinco que formarão o conselho fiscal do sindicato. Participa do processo eleitoral apenas uma chapa: a Renovação e Luta.

Um grupo formado, em 90%, por professores que nunca fizeram parte da diretoria, mas conhecedores das lutas da categoria por participarem ativamente das ações da entidade.
Composta por uma maioria independente e sindicalistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a chapa promove uma renovação completa na diretoria. “O grupo reflete também esse quadro que se forma entre os professores. Novos docentes estão chegando às escolas e eles querem um sindicato novo”, explicou um dos diretores do Sinpro, Daniel Max.

Entre as principais propostas da Renovação e Luta está a de reestruturar e informatizar o ultrapassado Departamento Jurídico do Sindicato (atualmente não se sabe, ao certo, o número de ações que são analisadas pelo setor); a transparência nas contas do Sinpro, inclusive com os gatos mensais disponibilizados no site da entidade; a criação do projeto Blitz nas Escolas para fiscalizar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho; os cuidados com a saúde do professor através do acompanhamento de fonoaudiólogos, psicoterapeutas e psicopedagogos; e a retomada das inserções no rádio e na TV.
Além disso, é objetivo da chapa transformar a sede do Sinpro em um espaço de interação para a todos os professores. Um lugar que os docentes possam freqüentar para interagir com outros membros do sindicato, com biblioteca, cybercafé e atividades culturais.

Com a vitória legitimada através do voto, a chapa única ficará a frente do sindicato pelo triênio 2008-2011. A eleição terá urnas fixas e móveis na sede do Sinpro, nas sub-sedes e nas escolas. O horário de votação vai das 8h às 20h. Professor, entre em contato com o sindicato e saiba qual a urna mais próxima de você.

Do Recife, Daniel Vilarouca