Ceclin
maio 30, 2016 0 Comentário


SINDSEP/PE: NÃO à cultura do estupro!

 

NÃO à cultura do estupro!

A barbárie no Brasil vem ultrapassando todos os limites. O que se viu na última quinta-feira (26), com a divulgação de dois casos de estupros coletivos a adolescentes – um no Rio de Janeiro e outro no Piauí -, é o raio X de uma sociedade doente, machista, sexista, misógina e criminosa. Como definir a violência sofrida por uma jovem, estuprada por 30 homens, no Rio? Caso semelhante foi vivenciado por outra adolescente no Piauí, violentada sexualmente por sete homens. Esses dois crimes se somam a milhares de outras violências praticadas contra a mulher que acontecem corriqueiramente no Brasil, e que (pasmem!) parecem estar se naturalizando.

Dados revelados pela ONU Mulheres mostram que a violência contra a mulher é a violação de direitos mais tolerada no mundo. No Brasil, 527 pessoas são estupradas por ano, sendo que apenas 10% dos casos são denunciados. É preciso dar um basta a essa cultura do estupro. É urgente a necessidade de ação das autoridades policiais e judiciais na apuração desses casos e punição, com rigor, dos criminosos. É preciso também envolver toda a sociedade nesse debate para a que a luta contra a barbárie seja coletiva.

A violência sofrida pelas duas adolescentes é uma violência contra todas as mulheres, que precisam ter seus direitos garantidos e sua dignidade preservada. Precisamos sair do nosso mundo individual, da zona de conforto, e denunciar e resistir. Nunca se calar. Machistas e misóginos não passarão!

PALESTRA

debate

Na próxima quarta-feira, dia 1º de junho, o Sindsep-PE realiza uma palestra com a economista Tânia Bacelar e o diretor do Diap, Antônio Queiroz. Eles vão fazer uma avaliação do atual cenário brasileiro, pegando como mote os projetos que estão sendo implantados pelo governo interino. Tânia vai se debruçar sobre a questão econômica, enquanto Queiroz vai falar sobre os impactos para a classe trabalhadora. A palestra será às 16h, na sede do sindicato, na Boa Vista. A entrada é gratuita. Participe.

Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco – Sindsep-PE