Ceclin
jan 29, 2018 0 Comentário


SINDSEP-PE: Tempos de insegurança jurídica

Desembargadores do TRF-4 que julgaram Lula na 8ª turma formada por esses três magistrados

Desembargadores do TRF-4 que julgaram Lula na 8ª turma formada por esses três magistrados

O Sindsep-PE é uma entidade que sempre defendeu a Justiça. Recorremos há anos, junto ao Poder Judiciário, contra arbitrariedades promovidas em prejuízo aos trabalhadores e pela garantia de seus direitos. Temos processos aguardando julgamento há mais de 20 anos em tribunais brasileiros em defesa dos nossos filiados. Por isso, quando uma Justiça se mostra seletiva e célere, não há como não ficarmos surpresos.

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um julgamento realizado em tempo recorde e sem que fossem apresentados provas contra o réu. E o que mais nos espantou foram as declarações dos desembargadores para justificar a ausência da comprovação de crimes.

Uma frase proferida durante o voto do desembargador Victor Laus, de tão estapafúrdia, está sendo vista como símbolo desse momento pelo qual passa o Brasil: “Quem responde por crime tem que ter participado dele. E, para ter participado, alguma coisa errada ele fez”. Quer dizer que, a partir de agora, qualquer cidadão brasileiro acusado de um crime será tido como culpado?! Bem, se fizeram isso com um ex-presidente, imaginem o que podem fazer conosco?

Enquanto condenam Lula, deixam de julgar nomes denunciados e contra os quais existem provas documentadas como gravações e vídeos. Não estamos aqui defendendo um ex-presidente, mas o risco que corre a democracia e cada um de nós com a judicialização da política e a politização da Justiça.

 

Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco – SINDSEP-PE