SINDSEP-PE: “Presidente descontrolado”
Enquanto as pesquisas de intenção de voto para 2022 esmagam Bolsonaro, o presidente voltou a perder o controle sobre suas próprias falas. Em um arroubo de falta de educação e quebra de decoro, durante mais uma de suas lives, Bolsonaro voltou a atacar os integrantes da CPI usando, desta vez, uma palavra de baixo calão.
O presidente ironizou as investigações sobre desvios envolvendo a compra de vacinas no Ministério da Saúde para depois dizer: “Hoje foi o Renan, o Omar [Aziz, presidente da CPI] e o saltitante [Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI] fizeram uma festa na Presidência, entregando documento para eu responder. Sabe qual é a minha resposta? Caguei para CPI, não vou responder nada”, afirmou. Ou seja, Bolsonaro afirmou, de forma grosseira, e aqui queremos pedir desculpas aos nossos leitores pela reprodução da palavra usada pelo presidente, que não irá fazer algo que é de sua obrigação.
Responder a CPI e provar aos brasileiros que não estava envolvido na compra superfaturada da Covaxin, enquanto dificultava a compra de outros imunizantes, deixando de evitar a morte de milhares de brasileiros. O relator da CPI, Renan Calheiros, resolveu utilizar uma ferramenta eletrônica bastante usada por Bolsonaro para responder: “Que síntese. Nunca um governo foi tão bem definido em uma palavra. Parabéns Bolsonaro, foi o que o senhor fez mesmo. Já tem o slogan de 2022”, tuitou Calheiros.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro age desta forma quando se vê acuado por investigações. Além de não dar respostas, o presidente sempre ameaça a democracia convocando militares das Forças Armadas que comungam do seu pensamento. Resta saber se esses militares comprarão uma briga contra a democracia brasileira para defender um governo mergulhado em denúncias ou se irão se afastar definitivamente de Bolsonaro e do seu descontrole.
Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco – SINDSEP-PE.