SINDSEP-PE: Mídia discriminatória e Estado elitista estão no centro da tragédia com os sem-teto

Edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo, em chamas. Foto: CB/Divulgação
No dia 1° de maio, além das mobilizações do Dia do Trabalhador, o Brasil viveu uma de suas maiores tragédias da atualidade, o incêndio com desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo. Uma tragédia que tirou a vida de algumas pessoas e deixou tantas outras ainda mais desamparadas do que já estavam. Mais ainda: uma tragédia que mostra a fratura exposta de uma sociedade desigual, injusta e perversa e que revela uma mídia discriminatória, que criminaliza a pobreza e os movimentos sociais.
Antes de serem vitimados pelo incêndio, os moradores do edifício Wilton Paes de Almeida já eram vítimas de um Estado elitista, que ignora o déficit habitacional de mais de 6 milhões de famílias, que, por falta de opção, vivem de forma desumana em ocupações lideradas pelos movimentos que lutam por moradia. A responsabilidade pela tragédia é do Estado, que não tem política habitacional para esta população.
Mesmo com esse claro quadro de abandono a essas pessoas, a mídia preferiu atacar e tenta transferir a responsabilidade para as próprias vítimas, ao desqualificar as entidades que coordenam as ocupações e criminalizar os moradores sem teto. O Sindsep-PE repudia tal postura e se solidariza com os movimentos que defendem aqueles que não têm onde morar. Sigamos na luta.
PLANTÃO JURÍDICO
O Sindsep-PE irá realizar novos plantões jurídicos para prestar esclarecimento a seus associados. Os encontros estão sendo realizados nos órgãos federais ligados a entidade com os advogados do sindicato e das assessorias jurídicas que atendem a entidade – os escritórios de Ricardo Estevam e Galindo e Falcão. Acompanhados pelos diretores do Sindicato, os advogados têm repassado esclarecimentos relacionados a processos administrativos, ações impetradas na Justiça, leis sobre a incorporação da gratificação de desempenho dos servidores aposentados e pensionistas, além de informações sobre aposentadoria e sobre a reforma da Previdência.
Os próximos encontros serão na Funai, Sudene/MPOG, Sudene/Integração, Incra e Fernando de Noronha. Esse último ainda sem data marcada (ver arte acima). O Plantão Jurídico já passou pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA), pelo Ministério da Fazenda e Dnocs.
Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco SINDSEP-PE