Ceclin
Maio 23, 2018 0 Comentário


Simone Santana destaca aprovação de fundo eleitoral para mulheres e anuncia encontro em Lagoa do Carro

AVANÇO – Segundo a parlamentar, decisão do TSE corrige distorções históricas que dificultam a inserção feminina na política. Foto: Roberto Soares

AVANÇO – Segundo a parlamentar, decisão do TSE corrige distorções históricas que dificultam a inserção feminina na política. Foto: Roberto Soares

A deputada Simone Santana (PSB) comemorou, nesta quarta (23/5), a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que confirmou que os partidos devem reservar pelo menos 30% do fundo eleitoral para financiar candidaturas de mulheres. No pronunciamento, feito durante a Reunião Plenária, ela anunciou também a realização da 8ª edição da Comissão Itinerante da Mulher, nesta quinta (24), em Lagoa do Carro (Mata Norte).

Santana destacou que a decisão do TSE foi precedida pela determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que 30% do fundo partidário também fossem destinados às candidaturas femininas. “Foram importantes passos da democracia brasileira para corrigir as distorções históricas que dificultam a inserção feminina na política”, avaliou a deputada, que repercutiu, ainda, os posicionamentos da relatora do caso no TSE, ministra Rosa Weber, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, na consulta formulada por oito senadoras e seis deputadas federais.

Antes de finalizar o discurso, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher anunciou o oitavo encontro promovido pelo projeto Comissão Itinerante da Mulher, que será realizada nesta quinta, em Lagoa do Carro. “A iniciativa foi lançada em 2016 para levar a estrutura da Assembleia Legislativa para perto das mulheres de todas as regiões pernambucanas”, frisou. Na programação do encontro, estão previstas palestras, apresentações de propostas de leis e discussões sobre proposições em tramitação da Alepe, além de um debate sobre violência contra a mulher e feminicídio. O evento está marcado para às 13h30, no Clube Nacional.