• Ceclin
out 01, 2013 0 Comentário


Silvio Costa assumirá o PSC em Pernambuco

(Deputado federal está acertando os detalhes em Brasília - Foto: Nathália Bormann).

Blog da Folha

O deputado federal Silvio Costa (PTB) será o presidente estadual do PSC. O parlamentar estaria acertando, em Brasília, os detalhes da sua filiação à nova legenda com o presidente nacional da sigla, Everaldo Pereira. O acordo passaria pela entrega do comando da sigla em Pernambuco e a possibilidade de reordenamento completo do partido.

A migração de Silvio Costa para o PSC teria a bênção do senador Armando Monteiro Neto, que é o presidente do PTB no Estado. O movimento possibilitará o reforço de mais uma legenda para o palanque do petebista, que projeta concorrer ao Palácio do Campo das Princesas no próximo ano. Os sociais-cristãos ainda contam com um minuto de tempo de televisão.

Nesse horizonte, a provável candidatura de Armando Monteiro Neto já contaria com os alinhamentos do PT, do PP, do PSC e do PEN, que é presidido em Pernambuco justamente por um filho do deputado Silvio Costa, o João Paulo Costa. Incluindo o próprio PTB, a postulação contaria com aproximadamente sete minutos no guia de televisão.

Com a chegada de Silvio Costa, praticamente está pavimentada a saída do deputado estadual Cleiton Collins do PSC. O parlamentar havia colocado a possibilidade de assumir a presidência da legenda como condição para seguir no partido.

Vale lembrar que Silvio Costa já presidiu uma legenda no Estado. O deputado federal esteve à frente do PMN antes de migrar para o PTB. Na época, a direção da legenda decidiu que o partido deixaria a base governista e fortaleceria o palanque da oposição em Pernambuco.

TROCA DE COMANDO

A troca de comando no PSC não é algo tão incomum assim. O deputado federal Cadoca (sem partido) foi destituído da presidência da sigla, para dar lugar ao ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral. O episódio foi marcado por troca de farpas, inclusive com direito a acusação de venda da legenda da parte de Cadoca.