Ceclin
abr 10, 2018 0 Comentário


Setor sucroalcooleiro apresenta projeto para recuperar produção de cana-de-açúcar

PROJETO RENOVAR – Em audiência pública, parlamentares comprometeram-se a apoiar a ideia na Alepe e junto ao Governo do Estado. Foto: Alepe

PROJETO RENOVAR – Em audiência pública, parlamentares comprometeram-se a apoiar a ideia na Alepe e junto ao Governo do Estado. Foto: Alepe

Representantes de empresários, fornecedores e trabalhadores do setor sucroalcooleiro em Pernambuco apresentaram proposta para recuperação e incremento da produção de cana-de-açúcar no Estado. O Projeto Renovar, apresentado em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe nessa segunda (09/4), pretende revitalizar a lavoura e estimular a produção nas 15 usinas pernambucanas em funcionamento. A expectativa é recuperar empregos na Zona da Mata e reduzir a criminalidade na região. De acordo com o advogado e consultor na área, Gregório Maranhão, o investimento necessário pode ser recuperado pelo poder público por meio do recolhimento de impostos. “Algo em torno de R$ 60 milhões por ano durante três anos. O retorno se dá principalmente pela recuperação do fato gerador do tributo. O aumento da produção permite que se retorne pela via tributária aquilo que foi investido.”

O consultor disse ainda que 50% dos recursos pleiteados devem ser investidos em mão de obra e o restante destinado para insumos a serem distribuídos aos produtores, com o objetivo de alavancar a produção. O contexto de crise econômica e a seca prolongada provocaram a queda de 40% da produção, com a dispensa de 200 mil trabalhadores. De acordo com o secretário de Agricultura, Wellington Batista, o projeto tem o apoio do Poder Executivo. “O Governo do Estado de Pernambuco está atento e apoiando qualquer iniciativa que venha a contribuir com a geração de trabalho, de emprego e de renda para a população.”

Por solicitação do presidente do colegiado, deputado Aluísio Lessa, do PSB, foi apresentada uma Indicação com apelo ao governador Paulo Câmara para apoio ao Projeto Renovar. Lessa elencou os próximos passos a serem adotados, como a sensibilização do Ministério da Agricultura. “A gente vai dar sequência aproveitando a visita do ministro da Agricultura no próximo dia 24 na Usina Ipojuca e mobilizar a bancada federal em Brasília.”

Também participaram da audiência representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco, FETAPE, e outros sindicatos do setor no estado e na Paraíba.