Ceclin
jan 25, 2018 0 Comentário


Serviço de Neurocirurgia do HC promove curso em Vitória para residentes

Residentes receberam treinamento de profissionais do HC e de instituições                                                         americanas. Foto: Joacil Carlos da Silva

Residentes receberam treinamento de profissionais do HC e de instituições americanas. Foto: Joacil Carlos da Silva

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu no ultimo dia 24 de janeiro o primeiro curso de cirurgia endoscópica de base do crânio para residentes – demonstração de técnicas cirúrgicas e dissecção. O treinamento foi realizado no Departamento de Anatomia do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, em Vitória de Santo Antão, tendo início às 9h e seguindo até meados da tarde, com um cronograma incluindo quatro diferentes subtemas de capacitação. A atividade contou com a presença de profissionais do Estado e do exterior.

O evento foi direcionado a residentes de Neurocirurgia, contando com oito alunos no total e mais cinco instrutores, dentre eles profissionais de Pernambuco, como o neurocirurgião Joacil Carlos da Silva (HC); o neurocirurgião do Hospital Esperança, Carlos Klein; e a professora Carolina Peixoto, de Anatomia da UFPE (Campus Vitória), além de profissionais dos Estados Unidos, como o professor Jamie N. Litvack, de Otorrinolaringologia, Rinologia e Cirurgia de Base de Crânio da Universidade de Washington; e o diretor de Neurocirurgia Minimamente Invasiva e de Base do Crânio do Swedish Neuroscience Institute, também em Washington, Zachary N. Litvack.

Dentre os diversos aspectos abordados de anatomia em cirurgia endoscópica de base para crânio, o curso abordou técnicas para esse tipo de procedimento, além de medidas de segurança e limites cirúrgicos. As aulas também envolveram o tema dissecção, desde os princípios da prática a técnicas e conceitos mais elaborados relacionados a ela. “Esse foi um evento de grande importância no contexto da Neurocirurgia no Hospital das Clínicas e na UFPE, pois foi uma ótima oportunidade para o treinamento prático dos residentes em técnicas de neurocirurgia avançada. Também foi importante pelo intercâmbio de conhecimento, tanto com os profissionais de fora do País, quanto com o Centro Acadêmico de Vitória, que teve seu espaço cedido e facilitado pela professora Carolina Peixoto”, explicou Joacil Carlos.