“Serei o vice-prefeito interlocutor da periferia de Pombos”, diz Daniel da Igreja
Escolhido como candidato a vice-prefeito de Pombos, o vereador Daniel da Igreja foi euforicamente saudado pelo grupo político que defende a reeleição do prefeito Dr. Marcos Ferreira
Por Lissandro Nascimento
Uma das convenções partidárias mais aguardadas da região era a do candidato a reeleição Dr. Manoel Marcos Alves Ferreira, Prefeito de Pombos, no Agreste pernambucano. A expectativa se dava em razão do anúncio do nome do seu companheiro de chapa, o que deixaram curiosos tanto o Município quanto o mundo político da Mata e Agreste do Estado. O candidato a vice-prefeito de Pombos só foi anunciado nos últimos instantes da convenção que ocorreu no início da noite da quarta-feira (16/09), no Clube Municipal Bidu Krause. O vereador Daniel da Igreja foi o escolhido e aprovado.
Daniel Rogério da Silva, de 35 anos, iniciou sua trajetória política atuando no movimento comunitário, pelo qual desenvolve intenso trabalho social nas comunidades João Farias, São Gustavo e Estevão Sena, onde construiu seu legado político. Sua atuação nos trabalhos humanitários com distribuição de sopas, eventos de utilidade pública e culturais nas periferias da cidade de Pombos, receberam adesão de grupos religiosos, o que o fez então ser conhecido por Daniel da Igreja. Estimulado a ampliar esse trabalho, as comunidades o lançaram candidato a vereador em 2008, resultado que o deixou na primeira suplência na Câmara Municipal. Em 2012, foi eleito vereador com 1.018 votos, sendo o mais votado da história do Legislativo de Pombos, renovando seu segundo mandato em 2016, como vice-presidente da Câmara e um dos parlamentares mais bem avaliados pela população, segundo pesquisas internas dos partidos na cidade.
De família humilde, seus pais oriundos da agricultura e feirantes, Daniel foi estimulado desde cedo a pegar no serviço. De ambulante a lavador de veículos, além de feirante, seu caráter íntegro, esforço e sensibilidade social o fizeram estar mais próximo das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É no meio do povo pobre e de maior carência social que me fez ser um ser humano comprometido com as boas causas da sociedade. O povo de Pombos me conhece, sabe da minha seriedade e compromisso que me fizeram ser um servidor público com orgulho”, discursou Daniel da Igreja, que fez vibrar o público presente na convenção.
“Serei o vice-prefeito interlocutor da periferia de Pombos. Se tiver a oportunidade dada pelos pombenses de ser eleito junto com Dr. Marcos, não pretendo ser um vice para só pegar o contracheque no final do mês. Quero meu gabinete na periferia para junto com o doutor governar e fazer com que Pombos continue trilhando e avançando o caminho do desenvolvimento nos próximos quatro anos”, asseverou Daniel da Igreja.
O caminho da reeleição no palanque do PSB e PRTB segue a passos largos, diante da pulverização da oposição em Pombos. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Dr. Marcos e Daniel lançou nesta convenção 16 candidatos a vereador, enquanto o PRTB liderado por Garrafa de Romeu registra 12 nomes, totalizando 28 candidatos a Câmara. Baibado da Fruta, vereador no quarto mandato e presidente da Câmara, reforçou o apoio da maioria da Casa. Presentes no ato político, Beto da Ambulância fez questão de destacar que uma das importantes obras de Dr. Marcos na Prefeitura foi realizar extenso saneamento básico. “Dr. Marcos foi o prefeito que mais fez esgoto na área urbana. Essa sim foi uma obra para cuidar das pessoas”, lembrou, atestando ainda a honestidade do prefeito como homem público. Por sua vez, Aglailson da Carne disse se orgulhar da capacidade de planejamento e eficiência do prefeito, que segundo ele, se surpreendeu com o grande exemplo de gestor que se tornou Dr. Marcos. Por sua vez, outro candidato a vereador, Marcos de Porteira, ex-prefeito e ex-vereador, defendeu que Pombos precisa continuar com a capacidade de trabalho do Dr. Marcos.
Também estiveram presentes na Convenção Pombos em boas mãos (PSB e PRTB), o deputado estadual Aglailson Victor (PSB), Edson Alves – representando o ex-prefeito de Passira Silvestre – , além de representantes do comércio, sindicatos, associações e igrejas de Pombos.
“Chegamos até aqui com a cabeça erguida e o sentimento de dever cumprido e o coração cheio de vontade de vencer novos desafios. A chapa Dr. Marcos e Daniel da Igreja assume o compromisso com essa terra tão querida, para continuar trilhando o caminho do desenvolvimento, da transparência, da honestidade, do cuidado social, da qualificação dos nossos jovens, da atenção aos nossos agricultores, do cuidado da saúde de nossa gente e da educação de qualidade para nossos estudantes. Por fim, a transformação da vida das pessoas, sempre honrando compromissos e acima de tudo, defendendo os valores da família pombense”, discursou Dr. Marcos, que tem 55 anos.
O candidato a reeleição ainda afirmou que fez o dever de casa, aproveitando para elogiar sua equipe que dinamizou a Prefeitura de Pombos. “Hoje posso certamente dizer que fiz um trabalho decente. Nossas obras não são para tirar fotos, elas foram feitas para cuidar da vida das pessoas. O nosso compromisso é avançar ainda mais o desenvolvimento socioeconômico de Pombos. Nosso grupo político hoje, sem dúvida, é o melhor caminho que os cidadãos têm para o trabalho continuar”, salientou o prefeito.
Devido às medidas de cuidado estabelecidas por Decreto diante da pandemia da Covid-19, o público foi limitado no Clube Municipal. Com a convenção encerrada, os candidatos a prefeito e vice foram surpreendidos por uma multidão na área externa do Clube. Animados, centenas de pessoas ocuparam as ruas centrais de Pombos em apoio à decisão do evento.