Ceclin
out 18, 2022 0 Comentário


Serão iniciadas obras de construção de parque ambiental no Cedro de Vitória

O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), assinou na tarde da segunda-feira (17.10), a ordem de serviço para a construção do primeiro Parque Ambiental do Município, localizado na Comunidade do Cedro. A área, que conta com 8,5 hectares, foi doada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ao Município e terá Academia da Cidade, parque infantil, lago com píer, quadra poliesportiva, anfiteatro, pista de cooper, ciclovia e skatepark, além de área de proteção ambiental permanente.

A obra é uma parceria com o Governo do Estado que havia lançado no último dia 03 de agosto a pedra fundamental do Parque Ambiental da Vitória de Santo Antão. A construção do espaço faz parte de um conjunto de ações em parceria com a Prefeitura, que inclui a pavimentação de ruas e a implantação de uma ciclofaixa, totalizando um investimento de mais de R$ 7,4 milhões.

Além de Vitória, o parque vai servir de atrativo para moradores de cidades vizinhas, como Pombos, Glória do Goitá e Moreno. Ele é fruto de um convênio da Prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh). O investimento da obra é de R$ 5.789.358,18 (Cinco milhões setecentos e oitenta e nove mil trezentos e cinquenta e oito Reais e dezoito centavos). Guilherme Godoy, engenheiro responsável pela obra, salientou que o Parque deve ficar pronto em seis meses. “Toda concepção do projeto foi voltada para explorar e preservar o verde já existente, o que é muito importante. Serão 180 dias para que o empreendimento seja finalizado e possa beneficiar aos moradores da cidade”. No ato de assinatura, além de secretários da gestão, do deputado estadual Joaquim Lira (PV) e vereadores, os moradores também se fizeram presentes.

Durante a intervenção, as ruas Itamaracá, Itapuama, Tambaú, Ipanema, Maragogi, Ponta Negra, Gaibú e Padre Pedro de Souza Leão serão totalmente pavimentadas e com colocação de caixas coletoras de esgoto. Por sua vez, o projeto Ciclovitória prevê a implantação de uma ciclofaixa com 8 quilômetros de extensão na Avenida Elmo Cândido Carneiro.

Ainda sobre as diretrizes do projeto, o espaço terá vagas para estacionamento, duas entradas principais e sistema de irrigação. “Será realizado o plantio de duzentas novas mudas de árvores, para proporcionar muita sombra aos visitantes. Vai ser uma área voltada também para o descanso, pois quem trabalha durante a semana precisa recuperar as energias para começar tudo de novo. Vai ser um marco para a cidade esse novo equipamento”, explicou Laila Duarte, secretária de Infraestrutura e Controle Urbano.

“É preciso reorganizar toda a comunidade e nós vamos estar acompanhando o andamento das obras e mostrar para a sociedade vitoriense como tudo isso aqui vai se transformar e mudar pra melhor”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.