Ceclin
dez 05, 2014 0 Comentário


SENAI cria sete novos cursos de aprendizagem industrial para 2015

aprendizagem_industrial_-_siteA Divisão de Educação Profissional e Tecnológica (DET) do SENAI reuniu docentes, analistas educacionais e coordenadores técnicos de diversas áreas tecnológicas da instituição para elaborar as novas ofertas de cursos de aprendizagem para 2015. Durante o encontro realizado de 17 a 28 de novembro, na Unidade Areias, o grupo selecionou, entre os eixos tecnológicos regulamentados pelo Departamento Nacional (DN), 34 novas ofertas para a modalidade. Desse total, sete representam novos cursos de Aprendizagem Industrial em Pernambuco, nas áreas de Automação, Segurança, Alimento, Gestão, Tecnologia da Informação, Logística e Vestuário.

Os cursos de Instrumentista Industrial, Agente de Higiene e Segurança do Trabalho, Operador de Processos na Indústria de Alimentos, Assistente de Produção, Operador de Suporte Técnico em TI, Operador de Movimentação e Armazenagem de Carga e de Assistente de Produção na Confecção de Roupas serão oferecidos pelas Escolas do SENAI a partir do próximo ano.

O objetivo é ampliar o leque de oferta na modalidade de aprendizagem, disponibilizando mais flexibilidade às empresas. Também pensando no ingresso dos estudantes dentro do mercado, e atendendo à portaria 723/2012 do Ministério do Trabalho, o SENAI adicionou à grade curricular dos cursos o módulo de Educação para o Trabalho. A cadeira terá 120 horas e vai preparar os alunos para o ambiente corporativo.

O QUE É O CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL?

É a formação técnico-profissional direcionada ao jovem de 14 a 24 anos de idade, caracterizada por atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, conforme perfil profissional definido. Pela modalidade aprendizagem, o aluno realiza as atividades dos cursos em dois momentos: a fase escola e a fase empresa. Com a conclusão de uma ou das duas fases o estudante é certificado.