Ceclin
ago 22, 2017 0 Comentário


Senado votará oficialização do Dia do Ciclista

O projeto que oficializa a data segue para a votação no Plenário do Senado. Foto: Arquivo

O projeto que oficializa a data segue para a votação no Plenário do Senado. Foto: Arquivo

Atualmente o dia é comemorado em 19 de agosto, em homenagem a um ciclista morto por um motorista embriagado 

Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça-feira (22/8) o Projeto de lei de iniciativa da Câmara – PLC 76/2017 que define a data de 19 de agosto como o Dia Nacional do Ciclista.

A data homenageia o ciclista Pedro Davison atropelado e morto nesse dia, do ano de 2006, em Brasília, por um motorista bêbado. A ideia do projeto é de autoria do deputado Lúcio Vale (PR-PA) e teve como relator, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que foi favorável ao projeto.

Para Cristovam, a data, além de defender o respeito aos ciclistas, promove um meio de transporte sustentável, saudável e mais barato. “Não apenas denunciamos o crime que foi cometido e que todos os dias acontecem com centenas de outros ciclistas, como também, promovemos uma atividade que é mais do que mobilidade. É uma cultura”, diz o senador.

Risco para os ciclistas
Segundo o Ministério da Saúde, só em 2016, 11.741 ciclistas foram internados no Sistema Único de Saúde (SUS) por conta de acidentes no trânsito. E no último levantamento sobre mortes, em 2014, foram registradas 1.357 vítimas fatais no Brasil.

O projeto que oficializa a data segue para a votação no Plenário do Senado.