• Ceclin
jul 29, 2014 0 Comentário


Semana Estadual vai debater doenças cardiovasculares nas mulheres

Debater e apontar caminhos para a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle das doenças cardiovasculares nas mulheres é o principal objetivo da Semana Estadual a ser realizada, anualmente, no período que anteceda o dia 29 de setembro – data em que se comemora o Dia Mundial do Coração.

A programação foi incluída no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco. A lei também autoriza a sociedade civil organizada a realizar campanhas, debates, seminários, aulas, palestras e eventos esportivos. Ainda sugere a distribuição de panfletos, cartilhas e cartazes com ações educativas.

O projeto que originou a lei é de autoria da deputada Mary Gouveia, do PSB. Ela cita pesquisa recente, promovida pela Sociedade de Cardiologia de São Paulo, revelando que as mulheres brasileiras ignoram os diversos fatores de riscos que as doenças cardíacas provocam.

A parlamentar explica que a campanha deve incentivar as mulheres a cuidar do coração e aumentar a atenção de profissionais da área médica e Governos para políticas públicas mais rápidas e efetivas, com o objetivo de que o tema faça parte das prioridades das agendas de saúde.

Com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco.