Ceclin
jun 01, 2011 1 Comentário


SEMANA DO MEIO AMBIENTE: 01 a 05 de junho

De 01 a 05 de junho, ocorre a Semana Mundial do Meio Ambiente, e no dia 05 de junho comemora-se o dia do Meio Ambiente, a criação da data foi em 1972, num encontro promovido pela ONU (Organizações das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais que englobam o planeta. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município da Vitória de Santo Antão, aproveita a oportunidade para chamar a atenção da humanidade na preservação da natureza, pois quase 100% das florestais tropicais continuam sob ameaça.

A importância desta data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do Ar, do Solo e da Água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade, da água potável ao consumo humano, do aquecimento global, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais, extinção de animais, o homem vive num planeta do qual não cuida. Muitos dos argumentos são de que fazermos pequenas ações que não muda em nada a condição do planeta. Entretanto, é com esse pensamento e passividade que o ser humano vem contribuindo direta e indiretamente para a destruição do planeta.


A evolução do homem e a grande revolução industrial no século dezoito não foram planejadas para proteger a Terra, aliás, pensava-se que vivíamos numa fonte inesgotável de recursos. A utilização indiscriminada do carvão vegetal foi o grande precursor da poluição da Terra em alta escala.


O alastramento e o desenvolvimento a todos os continentes provocaram o começo do aquecimento global, mais tarde agravado de forma irreversível pelo uso indiscriminado do Petróleo. Os seus derivados, principalmente os obtidos pela destilação atmosférica veio criar o ingrediente fatal para o aquecimento do planeta; gasolina, óleo diesel, querosene, óleo combustível, lubrificantes, dissolventes, parafina, asfalto, xisto, fertilizantes e o famigerado plástico um produto altamente poluente usado em queima, em gases poluidores ou dissolvido na terra e nas águas.
Com a vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixo é descartada todos os dias, como saco, copos e garrafas de plástico, lata de alumínio, vidro em geral, papeis e papelões, causando transtorno a natureza e a morte de varias espécies. O planeta estar pedindo sua ajuda… Não deixe torneira sempre aberta na hora de fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça. Separe o lixo recalcável do orgânico, faça reciclagem e compostagem, sempre apague a luz quando sair evite comprar embalagens de isopor, diminuía o consumo de sacolas plásticas e aproveite a água da máquina de lavar roupa para limpar calçadas.


O Meio Ambiente é nosso casa, nosso habitat e somos responsáveis pela sua preservação e conservação. A Secretaria Municipal aproveita para fazer um alerta e dizer que um novo mundo é possível e que só depende exclusivamente de nossas atitudes e de como cobramos nossos governantes para que eles criem medidas que contribuam para a preservação ambiental do Planeta Terra.


Faça sua parte!
SEVERINO ROBERTO
Secretário Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão.