Ceclin
mar 15, 2012 1 Comentário


Seis mil vagas gratuitas para capacitações

Cursos são voltados principalmente para Copa de 2014

Folha de Pernambuco

Com a Copa do Mundo batendo à porta, o conceito do momento é se especializar nas áreas ligadas ao turismo, para agarrar as boas chances de empregos que estão surgindo. Por isso, para não perder tempo, o Instituto de Desenvolvimento Brasileiro (Indebrás) está com matrículas abertas, até o próximo dia 23, para o projeto Capacita PE, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos. Estão sendo ofertadas seis mil vagas para os 185 municípios do Interior do Estado (uma média de 32 vagas por município) e mais 300 para a Região Metropolitana do Recife (RMR). As aulas começam em 6 de abril.

As capacitações são para as áreas de assistente administrativo com ênfase em turismo, para todo o Estado, recepcionista de hotel e Informática básica, para a RMR. “Fechamos parcerias com empresas privadas, como hotéis, pousadas e restaurantes, as quais nos repassaram qual perfil de profissional necessitam para, as­sim, as programações dos cursos serem realizadas de acordo com a real necessidade do mercado”, explica a diretora executiva do Indebrás, Letícia Lopes.

As vagas da RMR serão ministradas na sede do Indebrás, que fica no bairro da Boa Vista. Já para as demais, o esquema será diferente. “Vamos trazer os professores para cá (Recife), com o intuito de capacitá-los com nossa metodologia. Assim, eles repassarão os con­ceitos aos alunos do Interior”, diz Letícia. No Recife, as turmas serão formadas por 50 pessoas. No Interior, serão 35 por turma. “A cada término dos cursos daremos início a novas turmas. Por isso, quem não entrar agora, ficará na lista de espera para a próxima”, afirma.

Durante as aulas, que têm duração de dois meses, os alunos aprenderão lições na área de atendimento ao público, sempre focando os turistas que estarão por aqui na época da Copa. No término do curso, o aluno com 90% de frequência nas aulas receberá certificado profissional.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou por e-mail. Na primeira, é preciso ir à sede do Indebrás (Rua do Sossego, 361 – Boa Vista), portando cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Na segunda, basta enviar e-mail para projetos@inde­bras.org.br, informando nome completo, telefone e anexar as cópias dos documentos requeridos. “Entraremos em con­tato para informar o dia em que a pessoa irá iniciar o curso”, finaliza Letícia Lopes.