• Ceclin
set 10, 2008 4 Comentários


Segundo o MEC, UFPE é a 23a. melhor do País. Maurício de Nassau é a 4a.pior.

Os resultados divulgados ontem pelo MEC para as instituições de ensino superior mostram bem a face das universidades e faculdades no Brasil.

Na verdade não há muita novidade no que foi divulgado. Era o esperado, depois da mercantilização do ensino que se instalou no País.
Como deixaram o “mercado” regular a qualidade das universidades e faculdades, nada melhor do que um belo ranking para que os estudantes saibam onde estudar.
Vamos aos fatos
Entre as 10 melhores universidades do País, apenas uma não é pública: a PUC do Rio de Janeiro. Na prática é uma das poucas instituições privadas que possui pesquisa de qualidade.
Das quatro universidades daqui, a UFPE é a primeira (23a. do País, com 353 pontos), seguida da UFRPE (73o, com 272 pontos), da UNICAP (84a., com 263 pontos), e da UPE (132a., com 224 pontos). O universo foi de 172 universidades pesquisadas.
O CEFET, que é um Centro Universitário, ficou com 324 pontos, atrás apenas da UFPE, se considerarmos na listagem com as universidades.
Entre as faculdades e cursos isolados, em um total de 1.526 instituições, o que chamou a atenção foi a colocação da Maurício de Nassau. Foi a quarta pior instituição do País, com apenas 85 pontos. Conseguiu ficar atrás de instituições que ninguém conhece, como a Faculdade Decisão, a FAJOLCA, a FABEJA e a FAFOPAI.
PS: A Faculdade Maurício de Nassau apresentou nota sobre este rancking, explicando as razões (convincentes) para o baixo resultado. Veja aqui.
A melhor instituição desse grupo em Pernambuco foi a Faculdade Marista, com 348 pontos. As notas das faculdades isoladas de Pernambuco não foram ruins, ao contrário do que muitos podem pensar.
As 10 melhores de Pernambuco foram:
Faculdade Marista – 343 pontos
Instituto Salesiano de Filosofia – 311
Faculdade do Agreste de Pernambuco – 303
Faculdade Santa Maria – 297
Faculdade de Direito de Caruaru – 283
Instituto Superior de Educação de Floresta – 279
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – 252
Faculdade Boa Viagem – 246
Faculdade de Enfermagem de Arcoverde – 245
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – 241
Para quem deseja os resultados detalhados, a melhor opção é ir ao site do INEP e baixar a planilha do IGC. Lá também estão os detalhes da metodologia da pesquisa oficial do MEC.

Leia texto completo