Ceclin
jan 28, 2009 1 Comentário


Secretários discutem turismo

ÍRIS ALACOQUE
Mais de 80 secretários de turismo dos municípios pernambucanos participaram ontem, em Caruaru, do “Encontro de secretários municipais de turismo de Pernambuco”. O evento, que continua hoje, discute temas relacionados à motivação, acessibilidade, elaboração de projetos, captação de recursos, entre outros.

Na ocasião, foram anunciadas algumas novidades para 2009. Uma delas, é que serão feitas homenagens ao mestre do barro, Vitalino, que, se estivesse vivo, faria 100 anos este ano. O São João 2009 da Capital do Forró será dedicado a ele, bem como os selos em comemoração ao centenário do artesão, que os Correios estão produzindo. Uma exposição de fotos de Pierre Vergê, retratando a vida e a arte de Vitalino – ícone cultural do Agreste -, ainda percorrerá várias capitais brasileiras.
Presente a abertura do encontro, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, José Pereira, ressaltou que o objetivo do evento é a integração de todos os municípios, para que possam, juntos, trabalhar em função do desenvolvimento do turismo integrado e profissional de Pernambuco. “A presença de técnicos da área nestes dois dias só vem proporcionar mais aprendizado e informação a todos”, considerou Pereira.
Hoje, no segundo dia do encontro, é esperada a vinda do secretário de Turismo do Estado, Silvio Costa Filho, que deverá discursar sobre a nova política da pasta para Pernambuco. Ainda estiveram presentes ontem o prefeito de Caruaru, José Queiroz, e o vice Jorge Gomes.
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Turismo, conta com a participação da EMPETUR – Empresa Pernambucana de Turismo e a ASTUR – Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco.
(Folha de Pernambuco)