• Ceclin
nov 01, 2019 0 Comentário


Secretário de Defesa Social confere sistema digital de emissão de RG em Vitória de Santo Antão

novo rg-5

Vale lembrar que o modelo antigo do RG continua valendo. Fotos: Carlos Medeiros/CICOM-SDS

Antonio de Pádua inicia nesta segunda-feira (04/11) uma série de visitas a unidades do Expresso Cidadão pelo interior de Pernambuco, começando com Vitória de Santo Antão, onde o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) já está expedindo o novo modelo do documento

novo rg-2

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, percorre esta semana o interior do Estado para avaliar a implantação do Sistema ABIS de emissão da nova carteira de identidade. A primeira parada é nesta segunda-feira (04/11), às 11h, no Expresso Cidadão em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata), onde o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) já está expedindo o documento pelo novo modelo digital.

Desde a semana passada, o cidadão tira o RG sem sujar as mãos de tinta em todos os Expressos Cidadão, pois a coleta da impressão digital, da fotografia e da assinatura está computadorizado. Além disso, Pernambuco já adotou antecipadamente o novo modelo nacional do documento, que é obrigatório no País apenas a partir de março de 2020. Na carteira, podem constar mais informações, como o número do CPF, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de eleitor, tipo sanguíneo e se a pessoa tem algum tipo de deficiência.

“Nesta primeira semana, embora ainda em fase de testes, o sistema tem funcionado plenamente, possibilitando um agendamento rápido e com mais conforto para a população. O ABIS traz enormes ganhos tanto para a cidadania quanto para a investigação de crimes, porque permite uma identificação mais ágil dos autores de crimes”, ressalta o secretário Antonio de Pádua.

Com o Sistema ABIS, o tempo de espera para a entrega da carteira de identidade reduz-se para de 5 a 15 dias. Antes, era de 10 a 90 dias. Com uma melhor tecnologia, Pernambuco também aumentará a capacidade de emissão de 552 mil para 1,2 milhão de documentos por ano.

novo rgCOMO AGENDAR- Para marcar uma data no Expresso Cidadão ou posto do IITB mais próximo, basta acessar o site www.iitb.pe.gov.br e clicar na opção “Agendamento Online”. O link leva o internauta para o novo sistema de marcação, desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE).

O Instituto foi criado em 1909 com o nome de Gabinete de Identificação e Estatística Criminal de Pernambuco, com a adoção do Sistema Datiloscópico desenvolvido por Juan Vucetich.

No dia agendado, basta apresentar os documentos originais que estão listados no site. Não é necessário fazer cópias, porque eles serão escaneados e digitalizados. Também não é preciso levar foto, pois a fotografia é feita na hora, com câmera digital.  Vale lembrar que o modelo antigo do RG continua valendo: só devem retirar outro aqueles que precisem da 2ª via em diante. Para quem vai obter o documento pela primeira vez, ele é gratuito.

SERVIÇO:

Visita do SDS ao Expresso Cidadão de Vitória de Santo Antão

Data: segunda-feira, 04/11

Horário: 11h

Local: Expresso Cidadão do Vitória Park Shopping (Avenida Henrique de Holanda, bairro Redenção).

novo rg-3