Ceclin
nov 04, 2009 6 Comentários


Secretário convoca moto-taxistas para cadastramento

O Secretário de Defesa do Cidadão da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, Décio Canuto Filho, na manhã desta quarta-feira (04) foi entrevistado no Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Rádio Tabocas FM (98,5). O principal ponto discutido foi a regulamentação do transporte feito pelos moto-taxistas.

O Governo Federal baixou uma Resolução através de seus órgãos de trânsito determinando aos municípios brasileiros a regulamentação do serviço de moto-táxi. Dentre as exigências está o fato do motoqueiro ser maior de 21 anos, possuir carteira nacional de habilitação há mais de dois anos e não ter antecedentes criminais, dentre outros critérios.

Para Décio Filho o governo municipal cumprirá a Lei, procurando fazer justiça com esta categoria. “A atividade do moto-taxista é recente, e hoje cumpre uma função importante no atendimento a população. Em Vitória esta atividade já sinalizava a necessidade de sua organização. Com a atitude do Governo Federal cabe agora tomarmos as iniciativas que cabem à regulamentação. Regulamentação esta que tem sido cobrado inclusive pelo 21º Batalhão de Polícia, em virtude das ocorrências surgidas com abordagens de motos”, explicou o Secretário.

“Sabemos que isso envolve uma questão social e está sendo tratada com a devida atenção. O Moto-táxi deve ficar tranquilo. Agora, a Lei é federal, a Norma é federal. E vamos cumpri-la. Porque o governo do Prefeito Elias Lira é a favor da Lei, é a favor da ordem”, ressaltou Décio.

O Secretário sabe que os critérios desta Norma não englobará a todos, contudo, este mostrou-se atento às devidas particularidades de cada motoqueiro. A Secretaria de Defesa do Cidadão fará um mutirão para Cadastrar os profissionais para este setor.
“O cumprimento é até para evitar acidentes de trânsito, diminuir os indíces de violência decorrentes do uso deste meio de transporte e salvaguardar os interesses dos profissionais da moto”, pontuou.

“Sabendo que ele terá duas batas padrão, que será organizado, monitorado e terá sua moto e capacetes adesivados, fornecidos pela Prefeitura, certamente dará segurança ao cidadão que deverá optar por estes profissionais”, explicou.

O Secretário Décio Filho anunciou que o cadastramento custará R$ 15,00 (quinze Reais).

Começa no dia 12 de novembro até o dia 30 de novembro, os quais serão mobilizados 35 pontos em toda a cidade. A orientação é que o profissional da moto se dirija a sede da Guarda Municipal, localizado na Praça João Pessoa – bairro da Matriz – no horário comercial.

por Lissandro Nascimento.

LEIA MAIS: