Ceclin
out 18, 2021 0 Comentário


Secretaria do Trabalho abre cursos gratuitos em Palmares e Pombos

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco vai abrir, em nove municípios de Pernambuco, novos cursos de qualificação que serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As cidades beneficiadas são Agrestina, Alagoinha, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Palmares, Pombos, Tacaimbó e Paulista. Os cursos vão de 48 a 160 horas de duração e atendem às demandas do mercado de trabalho, especialmente em tempos de pandemia, que ficou ainda mais informatizado. As inscrições começaram no dia 11 de outubro e se estendem, dependendo do caso, até o dia 26.

Em Agrestina, Alagoinha, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Palmares e Tacaimbó, o treinamento disponibilizado é para Aplicativos Básicos de Informática. Para esta capacitação, os pré-requisitos estabelecidos são: idade mínima de 14 anos e, pelo menos, ensino fundamental incompleto.O objetivo, neste, é utilizar recursos do sistema operacional, editar textos, usar planilhas eletrônicas, criar apresentações, além de aprender a manipular a Internet para serviços de busca e e-mail. “Os cursos são alternativas para quem busca profissionalização rápida e eficiente. Este treinamento de aplicativos é indicado tanto para os jovens, como para as pessoas mais velhas que ainda não aprenderam a dominar esses recursos ”, declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Em Tacaimbó, além do Aplicativos Básicos de Informática, haverá capacitação em Web Designer. O profissional dessa área é responsável por projetos visuais e funcionais de websites, pela produção de peças gráficas para mídias digitais e também de layouts e protótipos para aplicativos, considerando as necessidades do cliente e o público-alvo a ser atingido. Os pré-requisitos estabelecidos são, idade mínima de 15 anos, com ensino médio incompleto.

Na cidade de Pombos, a SETEQ vai abrir o curso de Photoshop, um software definido como editor de imagens, o que possui maior destaque no mundo da fotografia e do design gráfico. O beneficiário ou beneficiária terá competências para trabalhar imagens bitmap, realizando composições, manipulação e recuperação das mesmas, através dos recursos disponibilizados pelo Adobe Photoshop. Para participar, os pré-requisitos mínimos são. Estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental e ter conhecimentos em Windows.

No município de Paulista, será oferecido Manutenção de Computadores e Suporte ao Usuário. A pessoa deve ter concluído ou, pelo menos, estar cursando o 2º ano do ensino médio. O objetivo é ensinar a montar, instalar e fazer a manutenção em computadores, notebooks e impressoras, bem como implementar e configurar redes locais e realizar suporte ao usuário.

*Palmares*
Qual o curso? Aplicativos Básicos de Informática
Onde fazer a inscrição? https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Período de Inscrições? 11 a 26 de outubro
Qual o local da matrícula? Laboratório do IFPE, BR-101, KM 186, Engenho São Manoel, S/N, Centro
Dia da matrícula e das aulas? 27 de outubro, durante a manhã.
________________________________________
*Pombos*
Qual o curso? Photoshop
Onde fazer a inscrição? https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Período de Inscrições? 11 a 18 de outubro
Qual o local da matrícula? Senac Vitória de Santo Antão, Rua Áurea Pimentel, 210, Matriz, Vitória de Santo Antão
Dia da matrícula e das aulas? 19 de outubro, durante a noite.