Ceclin
mar 03, 2011 3 Comentários


Secretaria de Meio Ambiente responde ao Blog…

Sobre a Reforma da Praça da Matriz de Santo Antão:

Quanto à revitalização da Praça Dom Luiz de Brito, quero informar aos leitores desse conceituado Blog, bem como a população do Município da Vitória de Santo Antão em especial o Bairro da Matriz, que mesmo com o apoio de 90% dos moradores da localidade e adjacências por meio de pesquisas, respaldado pelos órgãos ambientais como: Cipoma, Ibama e CPRH, amparado por Lei Municipal de n°. 2.113 (Código de Defesa do Meio Ambiente), onde diz no seu artigo 70°. “Que é de exclusividade do município podar, erradicar ou mesmo sacrificar árvores da arborização pública”.

Informamos que respeitamos a decisão do Ministério Público (MPPE) em suspender os cortes das árvores, até que se apresente um estudo mais detalhado de cada espécie de árvore ali existente, e da necessidade da sua substituição por outras árvores nativas de beleza e condições de segurança bem maiores.

A Promotoria de Justiça nos deu cinco dias úteis à conta do dia 28 de fevereiro do corrente ano, para entregar Laudo Técnico dos estudos das plantas, o qual foi entregue nesta data.

Igualmente, queremos ratificar o que foi dito ao Ministério Público que não iremos erradicar e sim, substituir por outras árvores da espécie nativas de beleza e condições mais seguras, tais como: Ipê Roxo, Amarelo, Branco, Vermelho, Pau Brasil, entre outros.
As árvores ali existentes, estão comprometidas com seu sistema radicular (raiz) exposta, troncos apodrecidos e galhos desordenado correndo o risco de tombarem por causas de fenômenos naturais como vento, chuva e queda e raio. Além disso, não justifica uma Praça novinha com aquelas árvores fora de estética.

Somos conscientes das Leis Ambientais Municipais, Estaduais e Federais, e que, nesse dois anos de governo já distribuímos e plantamos mais de oito mil mudas de árvores nativas e frutíferas no perímetro urbano e Zona Rural do Município, além de fazermos um trabalho educativo nas escolas através de folder “ por que se plantar uma árvore?”, ainda o projeto de “Adote Uma Arvore “ entre as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.

SEVERINO ROBERTO
Secretário Municipal de Meio Ambiente,
Prefeitura da Vitória de Santo Antão”.