• Ceclin
ago 19, 2009 0 Comentário


Secretaria da Mulher obtém resultados do Seminário da Mulher Negra

O I Seminário “Mulheres Negras nos espaços de Poder” reuniu uma série de propostas através de várias entidades e autoridades da Vitória de Santo Antão e região, pelo qual trouxe a formulação final de um documento que está sendo direcionado para conduzir as ações voltadas para a área na região.

Realizado no auditório da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) e organizado pela Secretária Especial da Mulher da Prefeitura local, o evento elaborou a formatação deste documento, hoje finalizado.

A senhora Maria das Graças, gestora da Secretaria Especial da Mulher do Município da Vitória de Santo Antão, naquela oportunidade fez uma palestra para todas as mulheres presentes no evento informando sobre os objetivos da Secretaria e finalidade deste Seminário para a sociedade em sua totalidade.
Os trabalhos de grupo que abordaram temas específicos como Saúde da Mulher Negra, Desafios e Perspectivas da Mulher Negra possiblitaram a criação de uma Comissão definida neste evento, no dia 21 de Julho de 2009, que encarregou-se de fechar a edição de um documento com os pontos principais das ações que deverão ser efetivadas para este público.
I SEMINÁRIO “MULHERES NEGRAS NOS ESPAÇOS DE PODER”

Em comemoração ao dia 25 de Julho, dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe.

1- IDENTIFICAÇÃO
As mulheres negras tem sido, ao longo de sua história, a maior vítima das profundas desigualdades raciais e sociais vigentes em nossa sociedade. O resultado é um sentimento de inferioridade, de incapacidade intelectual e quase servidão vivenciada por elas.
As mulheres negras, em sua maioria não usufruem dos bens e serviços existentes e, ainda, estão expostas a todos os tipos de violência resultando desta o seu aniquilamento físico, político e social.
2 – JUSTIFICATIVA
O Seminário Mulheres Negras no Espaço de Poder, visou dá visibilidade as questões referentes às mulheres negras não apenas a formação, mas igualmente o desenvolvimento da sensibilidade, comunicação, auto-estima e resgate da cidadania.
A proposta do Seminário foi desenvolver um dia todo de atividades informativas, utilizando a arte e a cultura como eixo norteador, dando oportunidade às mulheres negras das comunidades do Município da Vitória de Santo Antão de expressarem sua opinião na construção de si mesmas, enquanto ser individual em um contexto coletivo, desenvolvendo a solidariedade, o sentimento de coletividade e a liderança.
Portanto, este Seminário atingiu mulheres das comunidades periféricas, trazendo-as para o cenário das articulações e discussões. O evento contou com 106 representações de mulheres, mobilizadas pela Secretaria da Mulher.

As parcerias, a ajuda mútua e a troca de opiniões foram fundamentais na construção do Seminário.
As mulheres negras estão mergulhadas em seu momento histórico em contexto amplo e sofre forte influência do espaço geográfico no qual está inserida, por sua vez as mulheres atingidas convivem em bairros populares de baixa renda, sem escolaridade, na grande maioria chefes de família e convivendo constantemente em um contexto de violência urbana, física, psicológica, econômica e social.
É a partir deste contexto que o documento pretende criar condições para outra realidade, permitindo condições de recriar e resignificar o meio que se encontra, possibilitando o acesso a outros espaços políticos.
Por Orlando Leite.
Com informações da organização do Seminário.