Ceclin
nov 06, 2008 1 Comentário


Seca obriga 38 municípios de PE a decretarem estado de emergência

Nesta época do ano – quando a temperatura fica mais alta –, principalmente nas cidades do Interior do Estado, a terra resseca e falta água para muitos moradores.
De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), divulgados na última terça-feira (4), 38 cidades estão em situação de emergência por conta da seca e enviaram relatório pedindo ajuda do governo.
A situação de emergência é a comprovação, por parte do governo, de que a seca está prejudicando o dia-a-dia da cidade e de que ela precisa de ajuda. São mais de 250 mil pessoas afetadas no estado.
Para tentar reverter essa situação, a Codecipe envia carros pipa aos municípios onde foram decretados estado de emergência. “Estamos com duas equipes no Sertão fazendo levantamento de danos e prejuízos nessas cidades e quais os recursos operacionais serão necessários para melhorar a situação da comunidade”, informou o major Ivan Ramos.
“A situação é grave porque se trata de um desastre natural”, completou o major. Além de caminhão pipa, outra ação do governo para tentar driblar esse desastre é investir em recursos hídricos.
“Em Salgueiro, que sempre sofreu com a seca, Serra Talhada, houve um investimento maciço para levar água às torneiras da população”, afirmou Ivan Ramos. “E o objetivo é que todos os domicílios pernambucanos possam ter água nas torneiras”, concluiu.
O telefone da Codecipe para obter informações sobre o envio de carros pipa para as comunidades do Interior e outras informações sobre a seca que atinge os municípios pernambucanos é o 199.

CIDADES PERNAMBUCANAS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

No Sertão:

Afrânio, Belém do São Francisco, Itacuruba, Lagoa Grande, MoreilândiaSanta Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Santa FilomenaPetrolina JatobáCabrobó, Tacaratu, Carnaubeira da Penha, PetrolândiaTrindade, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Sertânia, Mirandiba, DormentesAraripina, Ipubi, São José do Belmonte, Inajá, Verdejante, Terra nova
No Agreste:

Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Vertente do LérioBom Jardim, Bezerros, Alagoinha, Casinhas, Orobó, Riacho das Almas.

do pe360graus.com