• Ceclin
fev 20, 2016 0 Comentário


Saulo Albuquerque recebe Título de Cidadão congregando todas as correntes políticas de Vitória

Saulo Albuquerque - Foto A Voz da Vitória

 

Durante sessão solene de entrega de título de cidadão, vereador atesta seu perfil agregador quando juntou principais grupos políticos de Vitória

por Lissandro Nascimento

Uma sessão solene marcada pela vasta representação política e social. Assim foi a entrega do Título Honorífico de Cidadão da Vitória de Santo Antão ao médico e vereador pelo Solidariedade, Saulo Barros de Albuquerque, na noite da última sexta-feira (19/02), no Clube Abanadores o Leão. O teor da Lei Municipal promulgada no dia 19 de maio de 2014, teve autoria do seu colega na Casa Diogo de Braga, Edmilson Zacarias – o Novo da Banca (PSD), que presidiu a sessão legislativa.

Precisamente 2/3 do Poder Legislativo vitoriense prestigiou a entrega do Diploma, sob o olhar de autoridades, políticos, empresários, representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e do setor da Saúde local. Provando sua capacidade de aglutinação e desprendimento político, Dr. Saulo chega aos seus 57 anos com o legado de ter construído a ‘política da conciliação’, fato incontestável quando conseguiu congregar na mesma mesa as principais forças políticas do Município. “Conseguimos reunir todas as correntes políticas nesta sessão legislativa. Isso é bonito!”, ressaltou o médico em seu discurso.

Natural de Recife, ele tem na Medicina a sua marca como médico popular que atua em diversas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como sua principal bandeira a melhoria deste sistema, o que lhe possibilita estar como membro na Comissão de Saúde do Legislativo. “Sou testemunha do desprendimento dele no atendimento médico junto à população mais carente, desde quando tinha um consultório na antiga Estação Ferroviária”, lembrou Jair Carneiro de Moura, ex-presidente da Câmara de Vitória no período de 1973 a 1975.

Particularmente, acredito que Dr. Saulo legitimamente já seja um vitoriense, na medida em que o eleitorado de Vitória o elegeu como seu parlamentar. Talvez o título de Cidadão Vitoriense seja um ato redundante para o mesmo, contudo, se fez necessário tê-lo não apenas como filho da Terra das Tabocas, mas certamente para assegurar a ideia de que ganhamos “o irmão mais velho que protege os demais”. Digo isso, pois o título lhe foi concedido no seu primeiro mandato quando esteve como vice-presidente na Mesa Diretora da Casa. Logo, o médico Saulo Albuquerque saiu do PSB, após derrota sofrida por José Aglailson, quando este não conseguiu maioria para evitar a rejeição de suas contas diante da recomendação do TCE na Câmara em 2013, pelo qual comprometeu os direitos políticos do ex-prefeito. O fato deixou o PSB pela primeira vez, nas três últimas décadas, sem representação na Câmara Municipal. Depois o médico tomou posse como presidente do Solidariedade em Vitória, em abril de 2014, ao lado do vereador Geraldo Filho.

O mais novo cidadão vitoriense começou sua carreira política com o finado médico Ivo Queiroz (prefeito três vezes), quando atuava com ele na Maternidade local. Dr. Saulo assumiu pela primeira vez uma vaga na Casa Diogo de Braga entre 2003-2004, no lugar de Aglailson Júnior. Depois não conseguiu continuar na Casa ficando na terceira suplência. Em 2008, foi eleito como o 10º mais votado daquele pleito. Em 2012, renovou o mandato sendo o terceiro mais votado (2.770 votos), numa eleição aonde o PSB chegou a ser esvaziado. “O PSB ficou esfacelado com a desistência de cinco vereadores. Fiquei só e não desisti da disputa. O partido perdeu o rumo na cidade, não tive como lá continuar”, relatou, na época, ao Blog A Voz da Vitória.

 

Cidadão vitoriense

Vereador Saulo Albuquerque

 

“Vitória de Santo Antão me fascinou! Não sei precisar, mas é uma cidade maravilhosa. Nesta noite fico honrado em se tornar vitoriense”, confessou.

 

 

 

 

Pai de três filhos, Saulo Albuquerque constrói um legado. Assistiu nesta noite o resultado do que é fazer a arte da política respeitando as diferenças e adversidades do ambiente criado na própria disputa política. Seu perfil conciliador e da busca do diálogo, o fez de médico para político respeitado em todas as correntes partidárias. Embalado pelo Hino Nacional que abriu a sessão solene, interpretado pelo artista vitoriense Júnior, o que se viu depois disso foi o exemplo de que é necessário fazer Política com “P” maiúsculo em Vitória, abrindo mão da prática clientelista e paternalista atualmente presente, para que assim possamos vislumbrar daqui por diante uma ação política de maturidade, antenada com os reais interesses da coletividade, em detrimento de uma elite corporativista historicamente atuante no Município.

Dr. Saulo contou que os seus laços familiares foram solidificados em Vitória de Santo Antão. Aqui chegou para exercer a medicina e terminou optando pela cidade devido o horizonte profissional que lhe foi aberto através de convites de seus colegas de profissão. “Meu trabalho é um prazer! Este reconhecimento que aqui recebo de coração aberto é resultado de um trabalho exaustivo na medicina, que por sinal virou minha marca de vida”, salientou. Resultado deste perfil de fazer política sem ódio, o médico juntou em torno do seu título…

 

??????????

Vereador Novo da Banca, autor do título de cidadão

 

 

 

“Minha relação com Dr. Saulo é além da atividade política. É uma pessoa que aprendi a admirar e tê-lo como amigo. Este título é a prova do filho novo que o povo ama”. 

 

 

 

 

 

Augusto Coutinho - Foto A  Voz da Vitória

Dep. Federal Augusto Coutinho (SD)

 

“Aprendi admirar Dr. Saulo não só como bom cidadão que é, também como político. Vivemos um momento difícil em que as pessoas estão desacreditadas do homem público. A política é a arte de transformar e não devemos abandonar isso. Saulo é uma pessoa pública que honra a política e representa este nobre sentimento”. 

 

 

 

 

 

??????????

Ex vereador Jair Carneiro

 

 

“Reconheço e não é de hoje sua capacidade em semear o que é bom. Sua trajetória como profissional da Saúde enriquece outros bons exemplos de renomados médicos vitorienses, a exemplo de Dr. Ivo Queiroz Costa. Hoje me sinto orgulhoso por que sou seu irmão vitoriense”.  

 

 

 

 

 

Dep. Henrique Queiroz (PR)

Dep. Henrique Queiroz (PR)

 

 

“Faltava alguma coisa para lhe completar pelo que você fez e faz por Vitória de Santo Antão. Este título de cidadão da Terra das Tabocas para você é a certeza da peça que precisavas”. 

 

 

 

 

 

 

Dep. Aglailson Júnior (PSB)

Dep. Aglailson Júnior (PSB)

 

 

“Dr. Saulo é um dos médicos que abraçou com determinação o povo da Vitória de Santo Antão. Esta honraria que ele aqui recebe é plenamente merecida”. 

 

 

 

 

 

 

Dep. Joaquim Lira (PSD)

Dep. Joaquim Lira (PSD)

 

 “Caminhamos até agora em estradas opostas da política, mas aqui estou, também em nome do meu pai (Elias Lira), para referendar o título a uma pessoa dedicada a sua profissão e comprometida com as boas causas desta terra”. 

 

 

 

 

 

 

Vice-Prefeito Henrique Filho (PR)

Vice-Prefeito Henrique Filho (PR)

 

 

“A vida é feita de escolhas. Sua opção como médico e político foi uma escolha acertada. Sou testemunha da sua vontade em fazer o melhor para esta cidade”. 

 

 

 

 

 

 

Pedro Ferrer, Presd. do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGV)

Pedro Ferrer, Presd. do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGV)

 

 “Dr. Saulo é merecedor deste título e nos honra tê-lo em nosso Município. Contudo, aproveito para fazer um lembrete em razão de que aqui estar a nata política vitoriense presente, queremos reforçar o fundamental papel que exerce o nosso Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. Peço seus comprometimentos em valorizar o único guardião da memória material e imaterial de nossa cidade”. 

 

 

Por fim, a sigla pelo qual Dr. Saulo integra é liderada, em Pernambuco, pelo Deputado Federal Augusto Coutinho. Com Saulo e Geraldo Filho atuando na Câmara de Vitória e o desenho da aliança tática com o Partido da República (PR), liderados aqui pelo vice Henrique Filho e o seu pai, o deputado Henrique Queiroz, revelam que o mais novo cidadão vitoriense detém condições políticas para seu nome ser emprestado inclusive numa majoritária. Vereador com votações crescentes em todas as disputas que enfrentou, Saulo Albuquerque será certamente lembrado para compor, quem sabe até uma vice-prefeitura. Sondado durante o evento, Coutinho avisou que aqui ele tem autonomia para dirigir o partido.

 CONFIRA OUTRAS IMAGENS…

Precisamente 2/3 do Poder Legislativo vitoriense prestigiou a entrega do Diploma, sob o olhar de autoridades, políticos, empresários, representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e do setor da Saúde local.  Fotos: Pedro Silva / A Voz da Vitória.

Precisamente 2/3 do Poder Legislativo vitoriense prestigiou a entrega do Diploma, sob o olhar de autoridades, políticos, empresários, representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e do setor da Saúde local. Fotos: Pedro Silva / A Voz da Vitória.