• Ceclin
jun 30, 2014 0 Comentário


Saúde do Trabalhador em Pernambuco é tema de conferência

A 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT) está sendo realizada essa semana, no município de Gravatá. A 4º CESTT iniciada nesta segunda-feira (30) acontecerá até a quarta-feira (02). O tema da quarta edição da conferência é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Participam dessa etapa os mais de trezentos delegados eleitos nas quatro etapas macrorregionais realizadas em Petrolina, Triunfo, Gravatá e Moreno.

O primeiro dia do evento conta com credenciamento, mesa de abertura, leitura do regimento, mesa redonda e debate. Os temas debatidos serão “O impacto do desenvolvimento econômico na saúde do trabalhador”, “Política de Saúde do Trabalhador” e “Controle Social”. Para José Marcos, conselheiro estadual de Saúde e presidente da conferência, é preciso levar as propostas à prática e entender a saúde do trabalhador como uma luta diária. Aline Gurgel pontuou a relevância do tema: “Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho. Política de Saúde do Trabalhador tem que se tornar uma prioridade. ”

Na terça-feira (01 de julho) os participantes se dividirão em grupos de trabalho para analisar, debater e votar as propostas elaboradas nas etapas anteriores. Todos eles conversarão sobre os quatro sub eixos da conferência: desenvolvimento socioeconômico, fortalecimento da participação, efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.

Haverá ainda, no último dia (02), consolidação dessas propostas e reunião dos delegados que representarão o Estado de Pernambuco na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador que será realizada em Brasília, em novembro. Acompanhe a 4ª CESTT – Etapa Estadual no site e redes sociais do Conselho Estadual de Saúde:

Site: ces.saude.pe.gov.br