Ceclin
abr 11, 2008 3 Comentários


Saúde da Mulher foi o tema desta sexta

No Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Rádio Tabocas FM (98.5) desta sexta-feira (11) a Mesa Redonda tratou do tema “Saúde da Mulher“, ao qual contamos com a presença do Dr. Stevam Rios, representante do Consultório Médico CECLIN na Rua Melo Verçosa – centro da Vitória. Médico Ginecologista e Obstetra assim que iniciou a ordem de perguntas, este renomado médico foi sabatinado por inúmeras ou quase infindáveis perguntas das quais vieram por e-mail, ainda ao vivo por dezenas de telefonemas, contando inclusive com a participação de populares que circulavam no momento do Programa pelo centro comercial da Vitória através do nosso repórter. Em grande maioria pelo público feminino, contudo não faltaram homens também para participar.
O Dr. Stevam Rios esclareceu diversos aspectos da tônica ginecológica, abordou sobre os inúmeros tipos de vírus que ocasionam desconfortos na genitália feminina, sobre a questão da esterilidade, sobre o uso correto de anti-concepcionais e suas dosagens, menstruação, TPM e prevenção e cuidados a serem tomados pelo casal. Explicou sobre os procedimentos que a mulher precisa se ater para evitar a aceleração de uma doença genital que poderia ter sido debelada. Respondeu algumas perguntas dos ouvintes masculinos com relação a disponibilidade emocional de suas esposas e em que estes poderiam ajudá-las, bem como dúvidas freqüentes que surgem no anedotismo popular, o médico deixou claro que parte delas são tabus culturais que precisam ser esclarecidos.
Questionado sobre sua visão com relação a Política Pública voltada a Saúde da Mulher no Brasil ele foi taxativo:”Não se têm plenamente ainda. O Governo quando o faz é para campanha de distribuição de preservativos, que considero importante. Porém não se constrói ações específicas para o combate a doenças peculiares as mulheres. Outro dado é com relação ao preservativo feminino, há uma ação tímida neste sentido”, disse Dr. Stevam.
A Mesa Redonda foi proveitosa e até certo ponto divertida. A população participou de todas as formas onde o tempo foi o inimigo deste ato. Segundo Rios, “…parabéns pelo Programa, Lissandro, este tipo de iniciativa conduz uma produtiva troca de informações com a comunidade”, finalizou.

Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Vandson Cássio e Jáder Siqueira.
Equipe: Orlando Leite e Gilberto Júnior.
Externa: Bernardo Júnior.