Ceclin
jan 05, 2010 2 Comentários


Saúde aos pernambucanos

O primeiro passo foi dado com a inauguração do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, uma das três grandes unidades prometidas pelo governador Eduardo Campos na sua campanha.

Daqui para o final do primeiro semestre do próximo ano, as UPAs estarão funcionando, e os dois outros grandes hospitais – Dom Helder Câmara e Pelópidas Silveira – terão as obras concluídas formando uma grande cinturão médico-hospitalar na Região Metroplotina. Além disso, as reformas dos hospitais existentes estão sendo executadas.

Uma outra medida de grande importância tomada pelo governador Eduardo Campos é a pactuação com os prefeitos de cada microrregião de que é preciso ter Programa de Saúde da Família em suas cidades. O que é uma mudança de costume, lenta e gradual, mas que pode evitar com que pessoas com um simples dor de cabeça se desloquem para os hospitais regionais ou para unidades do Recife.

Mantendo o olhar sobre o interior, vê-se que o Estado também está ampliando e reformando hospitais, levando novos serviços, criando uma rede de atenção significativa. Além de recompletar, por meio de concursos públicos, os principais plantões de hospitais.

Os efeitos de ações desta natureza podem ser exemplificados como o que foi feito em Palmares, onde não havia hemodiálise e todos os pacientes da cidade vinham parar no Recife. Ali foi credenciada uma clínica privada, fazendo com que quase 300 pessoas deixassem de vir à Capital

Em Salgueiro também não havia serviço de hemodiálise, houve credenciamento e o fluxo para o Recife foi cortado. Não havia serviço de oncologia em Caruaru e com medida semelhante as pessoas deixaram de se dirigir à capital. O que demosntra que ofertar bons serviços no interior é uma estratégia acertada.

Isso acontece porque toda equipe do governo se esforçou muito nos últimos três anos, trabalhando duro, captando investimentos. Fazendo também com que em 2009, ano da maior crise do capitalismo mundial, tenhamos despontado na geração de emprego. Isso acontece porque há um governo focado nas ações e metas a cumprir e com muita fé num futuro melhor para todos.

2010 de saúde, paz, prosperidade a Pernambuco e a todos que vivem e trabalham para o crescimento deste grande Estado.

por Isaltino Nascimento,
deputado estadual pelo PT e líder do governo na Assembleia Legislativa, escreve para o Blog às terças-feiras.