Ceclin
jan 09, 2020 0 Comentário


Santo Antão se enfeita e convida para sua 395ª festa

Trajeto da Igreja N. Sa. do Rosário em direção à Igreja Matriz de Sto. Antão teve Procissão das Bandeiras. Foto: Bruno Valois/Drone

Trajeto da Igreja N. Sa. do Rosário em direção à Igreja Matriz de Sto. Antão contou com Procissão das Bandeiras. Foto: Bruno Valois/Drone

por Lissandro Nascimento

Desde o dia 08 de janeiro o Município de Vitória realiza a 395ª Festa de seu Padroeiro Santo Antão. A tricentenária festividade tem seu ápice ao dia dedicado ao Santo (17 de janeiro) e reúne multidão de fieis. As comemorações em homenagem ao Santo padroeiro de Vitória começaram com a Procissão das Bandeiras, celebrada pelo Monsenhor Luciano José Rodrigues Brito, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, que fez o belíssimo ritual entre o trajeto da Igreja N. Sa. do Rosário em direção à Igreja Matriz.

Em 2020, programações litúrgicas e shows culturais compõem os dias de festa, que se inserem com o tema “Pão em todas as mesas”. Durante a programação religiosa às 07h. da manhã ocorrem Missa Paroquial, às 08h. Adoração ao Santíssimo Sacramento, e às 18h. Recitação do Terço, bem como Novena às 18h30 e a Santa Missa às 19h.

Cabe destacar que no dia 16 de janeiro (quinta) – a Santa Missa será presidida por Dom Limacêdo Antonio da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Enquanto que na sexta-feira feriado municipal (17), o encerramento conta às 10h. com Solene Concelebração Eucarística presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife; por conseguinte às 17h. haverá Solene Procissão com imagens de Santo Antão Abade e São Sebastião; 18h. Santa Missa de encerramento presidida pelo Padre Renato Matheus Sales de Deus e Melo, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Curado IV, Recife.

A Festa de Santo Antão ganhou amplitude e organicidade, vale ressaltar, sob a condução do Monsenhor Maurício Roberto Diniz Souza, Vigário Episcopal,  que qualificou a festa também à noite com quermesses e apresentações musicais no palco fixo da Praça Matriz Dom Luiz de Brito e, além de promover o 1º Baile do Padroeiro marcado para o Clube O Leão, dia 16, a partir das 21h30, com os shows de Trepidantes e Victor Lins. O Pároco também tomou a iniciativa de inserir no calendário cultural da cidade a Missa do Vaqueiro. Já em sua quinta edição, a Missa do Vaqueiro em Vitória de Santo Antão conta no mês de outubro com cavalgada religiosa até a Capela do Engenho Bento Velho, onde acontece a celebração religiosa presidida pelo Monsenhor Maurício Diniz, quando todos os recursos adquiridos são destinados à manutenção do Engenho. O evento foi idealizado em homenagem aos três heróis do gibão mortos na luta com touros em 2003.

CORRIDA DE SANTO ANTÃO

Em sua segunda edição, acontecerá no domingo, 12 de janeiro, a Corrida de Santo Antão com largada às 07h. da Praça da Matriz. A atividade esportiva vai reunir atletas da região no percurso de 05 km e contará com premiações voltadas ao público masculino e feminino, premiando por faixas etárias. Interessados devem se inscrever pelo telefone (81) 98559.4872. 

QUEM FOI SANTO ANTÃO

Antão Abade foi um santo cristão que viveu no século III, no Egito. Viveu até os 105 anos e é considerado o fundador da vida monástica. É o apóstolo da solidariedade e da caridade.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

Dia 08 – Rick Anjo;

Dia 09 – Zezé do Forró;

Dia 10 – Moura Rossi e banda;

Dia 11 – Orquestra Avalovara;

Dia 12 – Kátia Rodrigues e Banda; (substituída por Banda Forrozão Railux)

Dia 13 – Banda Quinteto Dourado;

Dia 14 – Bruno Barros e Banda;

Dia 15 – Pombinho do Acordeom;

Dia 16 – Jorge Neto e Banda;

Dia 17 – Jesiel Banda Show.