Saiba porque você deve estimular habilidades essenciais nas crianças

O esporte ajuda no desenvolvimento da coordenação motora / Autor: Treddy Chen / Fonte: Unsplash
A infância é marcada por inúmeros desenvolvimentos essenciais. Até completar um ano o bebê aprende a sentar, comer e engatinhar. Depois precisa caminhar, falar, entre outros marcos importantes. É o momento da vida em que o ser humano mais aprende e precisa adquirir novas habilidades.
Curiosa por natureza, a criança explora e descobre muitas coisas por instinto. Porém, os pais podem contribuir para potencialização no desenvolvimento dessas habilidades, já que algumas práticas oferecem inúmeros benefícios para os pequenos. Confira:
Esportiva
Estimular a criança a praticar um esporte ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, traz uma melhor compreensão espacial e aprimora a cognição. Além disso, ensina os pequenos a conviver em grupo, respeitar as regras, ter hábitos saudáveis e lidar com frustrações. Ainda, diminui o risco de desenvolver doenças mentais e ajuda a combater a obesidade infantil.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças a partir dos 5 anos devem praticar pelo menos 2 horas por dia de atividade moderada. Mas os pais podem estimular o esporte mesmo antes disso. Bebês, por exemplo, podem começar na natação a partir dos seis meses. Crianças de 2 a 5 anos podem participar de ballet ou outra modalidade de dança. A partir dessa idade é possível inscrever os pequenos nas escolinhas de futebol, surfe, artes marciais, entre outras.
Musical
Pouco estimulada pelos adultos na infância, a música tem um papel muito importante no desenvolvimento infantil. A musicalização infantil sensibiliza a criança para compreender os sons a sua volta, tudo de maneira lúdica. A criança aprende sobre ritmo, melodia, harmonia, tudo ainda nos primeiros anos de vida.
Os pais podem inscrever os bebês em aulas de musicalização infantil ou estimular os maiores a aprender um instrumento específico, isso vai ajudá-lo no desenvolvimento da cognição, ampliar o conhecimento musical, auxiliar na coordenação motora, estimular a percepção corporal e ainda contribuir no desenvolvimento do vocabulário e da fala.
Outra forma de estimular o universo musical é oferecer brinquedos para o contato com os sons mesmo em casa, na companhia dos pais. Hoje em dia você encontra a maioria dos instrumentos disponíveis tanto para bebês quanto crianças. O teclado infantil é uma opção para todas as idades e auxilia em diversos estímulos motores desde cedo. Existem opções bem coloridas para bebês e modelos semiprofissionais para crianças.
Linguística
Obviamente o bom desenvolvimento da linguística é indispensável, já que é através da fala que é possível interagir com outras pessoas. A língua ainda é importante para orientar as crianças, ajudá-los a ganhar mais conhecimento e até mesmo ajudá-los na construção do pensamento. Basta perceber como uma criança com dislexia tende a apresentar diversos problemas no aprendizado.
A aquisição linguística acontece gradualmente na infância. Aos poucos, eles vão aprendendo novas palavras, pronúncias e se comunicando cada vez melhor. Isso é natural para a criança ao conviver em sociedade. Até os cinco anos eles já devem ser capazes de formar grandes frases.
Mesmo sendo instintivo os pais podem estimular a aquisição de novo vocabulário através da leitura e contação de histórias e também brincando com a criança com gravuras de animais, formas, lugares, entre outros.