• Ceclin
ago 02, 2008 2 Comentários


Sadia e PMV realizam evento em homenagem ao 3 de Agosto

No Domingo (03/08), os moradores da Vitória de Santo Antão, relembrarão a Batalha do Monte das Tabocas, confronto travado entre luso-brasileiros e holandeses, que dominavam parte do Nordeste brasileiro, em 1645. Uma programação foi montada especialmente para celebrar a vitória sobre os invasores, há 363 anos.
As comemorações vão começar pela manhã. Às 7h, na Praça 3 de Agosto, no Centro, ocorrerá uma solenidade cívica, minimaratona com escolas e uma prova de ciclismo. Depois, haverá procissão que vai até o Monte das Tabocas, onde será celebrada uma missa. Às 15h, terá início a festa na Praça Duque de Caxias, na área Central da cidade. Estão previstas atrações musicais e exposições culturais. A história e as curiosidades do Município estarão disponíveis aos visitantes no Museu Regional. Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e seguranças particulares vão monitorar o evento. A festa será promovida pela Prefeitura e pela Sadia, que instalará uma fábrica no Município.

HISTÓRIA

A Batalha do Monte das Tabocas aconteceu no dia 3 de agosto de 1645. A vitória dos luso-brasileiros deu início ao processo de retirada dos invasores holandeses. A saída definitiva aconteceu em 18 de fevereiro de 1649, na última batalha no Monte Guararapes, em Jaboatão, Região Metropolitana do Recife (RMR).
Nas Tabocas, os holandeses foram comandados por Hendrick van Haus e os luso-brasileiros por João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros e Henrique Dias.
O monte tem uma área de cerca de 11 hectares. No dia 3 de agosto de 1945, quando foram comemorados os 300 anos da Batalha das Tabocas, ergueu-se a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, cumprindo a promessa feita por Fernandes Vieira. Em 1978, o governo de Pernambuco criou o Parque Histórico Estadual das Tabocas, para preservar a memória da conquista pernambucana. (Jornal do Commercio).