• Ceclin
dez 19, 2009 2 Comentários


Retrospectiva 2009 foi debatida no A Voz da Vitória

Sob a análise do Economista Célio Brasileiro e do professor Marcus Vinícius, com a mediação de Lissandro Nascimento, a Retrospectiva 2009 foi debatida no Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Rádio Tabocas FM (98,5) no início da tarde da sexta-feira (12).
Os fatos, as notícias e os acontecimentos que marcaram o dia a dia dos brasileiros. A Retrospectiva 2009 relatou as principais questões da região e ainda dos bastidores políticos, abordou uma série de questões que foram destaques durante todo este ano.

Os efeitos da questão climática, a Saúde em Pernambuco, a Gripe Suína, as idas e vindas de José Aglailson, a queda dos times pernambucanos para a 2ª divisão, a França na Copa de 2010, os escândalos do futebol na Europa, Vitória e Vera Cruz na 1ª divisão do Pernambucano 2010 e outros, mais gerais.

O economista Célio Brasileiro, citou que na década de 80 o povo iria as ruas na luta pela democracia, no combate à corrupção, travavam as lutas populares, porém hoje a sociedade não se mobiliza mais. “Precisamos hoje de políticos que estejam mais próximos a sociedade, estamos vendo aí mais uma vez o caso do Mensalão do Democratas, coordenado pelo governador do Distrito Federal José Arruda, que já foi senador pelo PSDB e alterou o painel eletrônico do senado, extorquindo os seus colegas senadores, um escândalo na época”, lembrou.

Já o professor Marcus Vinícius, citou então a problemática da Gripe Suína; colocando a questão da perda que teve os times mexicanos na Libertadores das Américas, sendo assim favorecidos os times brasileiros. Citou a questão do aquecimento global, dando exemplos dos pequenos terremotos que aconteceram no interior de Pernambuco, que em 2060 iremos gastar muito com protetores solar, se não começarmos agora com a redução da emissão do CO2, analisando os resultados aguardados em Copenhague para que os países mais desenvolvidos entrem em um grande acordo para a redução do aquecimento global e do CO2.

Foi observado o grande envolvimento dos políticos no futebol brasileiro, visto que temos os nossos grandes jovens atletas, temos cinco copas do mundo e temos o melhor futebol, porém nossos grandes atletas estão na Europa, lamentou. “Precisamos sim investir na educação e ter o esporte como instrumento da luta contra as desigualdades sociais”, defendeu. Ainda se discutiu a crise econômica, que por sinal não foi uma marolinha para o Brasil, como disse o Presidente, ressaltou Célio Brasileiro, dizendo que o Brasil perdeu milhares de empregos no período desta crise, porém o governo investiu nos seus programas sociais e estruturadores do Pais, sendo assim saiu fortalecido da Crise e hoje vive um momento de crescimento econômico como nenhum outro país viverá.

A Retrospectiva 2009 do Programa A VOZ DA VITÓRIA, transmitido pela Tabocas FM 98,5, fez um balanço de todos os acontecimentos e fatos no mundo da política, da Economia, do Esporte e do Clima, pontuou os dez principais acontecimentos da Vitória de Santo Antão, de forma esclarecedora às questões dos ouvintes do Programa.

Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção:
Jáder Siqueira, Orlando Leite, Cláudio Gomes.
Equipe:
Gilberto Júnior, Genilda Alves, Berg Araújo.