Ceclin
abr 27, 2011 0 Comentário


Relatório do Sintepe aponta problemas nas escolas estaduais

com informações da Assessoria.



Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) com 163 escolas estaduais apontou que 96,3% dessas unidades teriam algum problema de estrutura. O estudo foi feito em unidades de ensino localizadas no Recife, nas cidades da RMR, além de Palmares, Gravatá e Cabrobó.
Esses centros foram vistoriados por núcleos regionais da entidade na Capital, Mata Sul, Agreste e Sertão do Estado. O trabalho foi apresentado ontem em uma audiência pública que aconteceu na OAB para debater o Plano Nacional de Educação (PNE), em comemoração à 12ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontecerá de 9 a 13 de maio.
A pesquisa foi realizada em março, em 163 das 1.107 escolas da Rede Estadual. Entre outros números que o Sintepe apresentou, foram ouvidas denúncias de insegurança em 17,1% delas e de violência escolar grave em 5,5%. Foram relatados casos de unidades com problemas provocados pelas chuvas em 4,29% do total e falta de professores em 21,47% das unidades.
Os dados serão encaminhados para a Secretaria de Educação e no dia 11 de maio, a categoria prevê uma paralisação nacional de alerta. “Esperamos uma resposta da secretaria até o dia 24 de maio, já que no dia 25 faremos uma assembleia para as negociações de melhorias de condições de trabalho e salariais. Caso contrário, decidiremos que providências tomar”, asseverou Heleno Araújo, presidente do Sintepe.
Em resposta, a Secretaria de Educação, através de sua assessoria de Imprensa, informou que “só se pronunciará oficialmente sobre o assunto quando tiver acesso ao conteúdo e metodologia da pesquisa realizada pelo Sintepe.