Ceclin
jan 24, 2013 2 Comentários


Regras para o Carnaval da Vitória serão mantidas

O carnaval de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, promete mais uma vez atrair milhares de foliões ao município, distante a 53 quilômetros do Recife. Neste ano, o conhecido “Carnaval das Alegorias – onde os bichos se encontram” apresenta várias novidades para o folião.

A primeira das novidades é o reforço em torno da organização do comércio informal feito pelos chamados “gasoseiros” dentro do trajeto de blocos, troças e clubes. A prefeitura vai delimitar o espaço desses trabalhadores, bem como seu cadastramento, que está sendo feito na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, na antiga estação ferroviária.

Outra novidade diz respeito ao repasse de recursos aos blocos que participam da festa. Neste ano, a prefeitura não vai destinar qualquer verba aos blocos que possuem cordão de isolamento e, portanto, cobram do folião o acesso para brincar. Em vez disso, os recursos serão utilizados na decoração e infraestrutura do Carnaval, além da contratação de orquestras de frevo para animar as ruas.

Mais uma mudança é a que atinge os blocos com cordões de isolamento e trios elétricos, que estão proibidos de passar pela praça Dom Luiz de Brito, a conhecida “Praça da Matriz”. A decisão veio através de um estudo técnico para preservar o espaço e já foi realizada no ano passado. As demais agremiações terão seus desfiles garantidos em torno da praça.

Com o sucesso da experiência realizada ano passado, o Camarote da Acessibilidade tomará seu lugar, novamente, na praça Duque de Caxias. O espaço é dedicado exclusivamente a pessoas com deficiência, para que vivenciem e participem das festividades. O camarote conta com área coberta, rampa de acesso, banheiros químicos especiais e área lateral com cortina para troca de cateter e outras necessidades.

Com informações da Assessoria.