• Ceclin
fev 15, 2019 0 Comentário


Registrato: Descubra como anda seu relacionamento com os bancos

Registrato permite saber online sobre suas operações com os bancos. Crédito: http://bit.ly/2tlCLpb

Registrato permite saber online sobre suas operações com os bancos. Crédito: http://bit.ly/2tlCLpb

Blog Econômicas

Empréstimos, pagamentos e dívidas do cartão de crédito, conta corrente, poupança e investimentos. Sua vida financeira pode ser controlada online, sem precisar entrar em contato com seu banco, financeira ou operadora do cartão de crédito. Um sistema criado pelo Banco Central, com o nome de Registrato, facilita para o consumidor pessoa fisica ou jurídica saber seu histórico de relacionamento com as instituições financeiras.

Como funciona

Você precisa acessar o sistema no site do Banco Central. Clique AQUI para entrar. Em seguida, procure a opção primeiro acesso. Eu me cadastrei como pessoa física e foi simples. Há um passo a passo fácil de seguir. Para quem tem conta corrente é necessário entrar no site do banco para confirmar o registro e seguir com o cadastro. Há uma opção com o nome Registrato no site para isso. Quem não tem deve optar por receber

Informações

Ha três tipos de inofrmações. O CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro)  indica em quais instituições financeiras o cliente tem conta corrente, poupança e investimentos. O SCR (Sistema de Informações de Crédito), que mostra empéstimos, financiamentos e movimentações no cartão de crédito, com valor a partir de R$ 200. E  por fim, o Relatório de Operaççoes de Câmbio e Transferências Internacionais.

Origem

Os dados são coletados em cada instituição financeira na qual você tem relacionamento. É bom até para saber até se você esqueceu de encerrar sua conta bancária. O Banco Central alerta que as informações são repassadas pelas instituições financeiras. Que devem ser procuradas pelo cidadão, em caso de erros nas informações. Os dados são destinados para o titular das contas, que decide pela liberação ou não para terceiros.

Relacionamento

Todos as instituições onde  você abriu conta corrente, poupança ou fez investimentos são listadas pelo sistema. Se você não tem conta em banco, pode usar o sistema para emitir uma Certidão Negativa de Relacionamento do Sistema Financeiro, que serve como comprovante em isenções de taxas ou financiamentos subsidiados. No cadastro no Registrato há opção para quem não tem conta bancária também.

Período

O sistema traz as informações realizadas com no mínimo 20 dias. E dá para acompanhar todo o seu histórico de pagamentos e dívidas no cartão de crédito, ou empréstimos nos últimos cinco anos. Você escolhe o período de informação, que sai na hora. Já para as operações de câmbio, o sistema dá um prazo de até dois dias para informar a movimentação. Os relatórios da sua movimentação ficam disponíveis por seis meses

Dívidas

Pelo Registrato você tem como saber se tem dívidas e o valor devido no período informado. Por exemplo, se você deixou de pagar a fatura do cartão em determinado mês, essa informação está disponível. Encargos para dívidas vencidas há mais de 60 dias não estão disponíveis. Para descobrir o valor atualizado, é necessário entrar em contato com o banco que opera o cartão. As dívidas a vencer também são informadas.

Sigilo

O Registrato deixa claro que as informações são repassadas pelas instituições financeiras. Que devem ser procuradas pelo cidadão, em caso de erros nas informações. Os dados são destinados para o titular das contas, que decide pela liberação ou não para terceiros.

Controle

O Registrato é mais uma forma de controle das suas finanças. Pode dizer muito sobre seu relacionamento com dinheiro. Quanto você está gastando no cartão, o total de empréstimos realizados, as dívidas acumuladas. É um sinal para mudanças de hábitos, em caso de estar no negativo.

Investimento

Saber como andam suas contas é importante para um diagnóstico dos seus gastos. Mas você pode fazer mais. Que  tal montar um orçamento, listando o que você ganha e todas as suas despesas, sem esquecer as “invisíveis”, como o cafezinho e bombons. Planejar um enxugamento dos gastos que permitam uma reserva financeira e investir em seus sonhos, de curto, médio e longo prazo.