Ceclin
jun 04, 2009 2 Comentários


Reforçar interiorização do turismo é meta da Astur

Publicado em 04.06.2009

Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco quer atuar em conjunto com Estado para intensificar ações de melhoria de infraestrutura e conscientizar gestores de municípios

Jacques Waller

A prioridade da nova gestão da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) é o interior do Estado. O novo presidente da entidade, o secretário de Turismo de Abreu e Lima, Sérgio Aroucha, tomou posse há 15 dias e disse que a meta é continuar o trabalho de interiorização do turismo já iniciado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco. “A Secretaria do Estado já vem desenvolvendo o turismo no interior e alguns municípios que não tinham visibilidade, hoje, já conseguem altos índices de ocupação hoteleira”, comenta.
Aroucha admitiu, no entanto, que um dos desafios que sua gestão vai enfrentar na tentativa de cumprir com seus objetivos é a falta de infraestrutura, que muitas vezes esbarra na ausência até mesmo de secretarias especializadas na pasta. “Há problemas de infraestrutura, mas também há problemas de conscientização das prefeituras. A secretaria estadual cria rotas, por exemplo, e por vezes as prefeituras não atendem aos pedidos de estruturação. Muitas vezes por nem mesmo haver uma secretaria de turismo funcionando”, conta.
O secretário diz que vai articular as prefeituras do interior e tentar sensibilizar os municípios para que sejam criados órgãos especializados. Atualmente, segundo a Astur, 82 dos 184 municípios de Pernambuco possuem secretarias. Além disso, criamos uma diretoria de planejamento dentro da Astur que vai orientar os municípios que queiram crédito, como o recurso do Prodetur, para se adequarem”, diz.
Apesar do número baixo, Aroucha comemora o aumento na quantidade de órgãos de turismo e diz que o crescimento reflete que as prefeituras estão despertando para o potencial econômico da atividade. “Eu mesmo sou um exemplo dessa estatística. Tomei posse, em Abreu e Lima, há apenas dois meses. Antes, não existia secretaria de Turismo lá”, destaca.
LITORAL NORTE
Na última terça-feira, Aroucha se reuniu com o secretário estadual Silvio Costa Filho e secretários de cidades do Litoral Norte em Itamaracá. Na ocasião, foi anunciado que, até o fim do ano, todas as cidades da microrregião receberão sinalização completa. “Era uma demanda antiga das prefeituras que agora será preenchida”, conta. O presidente e os representantes das cidades deverão se reunir novamente após os festejos juninos.
(Jornal do Commercio).