Ceclin
out 04, 2008 7 Comentários


RAPIDINHAS DO BLOG

“O sorriso enriquece os recebedores, sem empobrecer os doadores.” (Mário Quintana).

“Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira.” (Cecília Meireles).

Na reta final do período eleitoral, é compreensível que as tensões se elevem e que os cidadãos tomem suas decisões. Uns confirmarão o que já vinham anunciando, outros poderão mudar de posição. Faz parte. Tudo é possível, menos uma vaca criar asas e sair voando por aí. Por isso cabe a cada um manter a serenidade, a coerência e o respeito ao posicionamento de cada um.
O que está em jogo – não custa lembrar – é muito mais do que um gesto individual ou interesses pontuais (quase sempre pouco significantes). O que está em jogo são os benefícios que a cidade e a sociedade podem conquistar. Essa hora de cidadania tem de ser aproveitada para se chegar a um futuro muito melhor para todos.

Vamos as esperadinhas…

Sintonia perfeita

É perceptível constatar nas últimas semanas a empatia, grau de amizade e troca de sutilezas e confiança entre os candidatos Dedé e Bione, majoritários da Frente Popular da Vitória. No comício com a presença do governador o candidato a prefeito Demétrius Lisboa e o Dr. Edvaldo Bione (o vice) chegaram a trocar sinais de carinho e camaradagem. O prefeito já avisou que Bione será uma figura imprescindível no governo caso se confirme sua reeleição.

É boato!
Essa estória de que o Juiz Eleitoral da Vitória cancelou quase 4.000 mil títulos eleitorais em Vitória de Sto. Antão não procede. Não há nada oficial neste tipo de informação. É mais um boato, dentre tantos, que circulam inevitavelmente no período eleitoral.
O caso “verdade”
O processo de nº 1359/08, de Ação de Investigação Judicial Eleitoral datado no dia 28/9, trouxe à tona o Parecer da Promotora Eleitoral no caso do Jornal “A verdade” que acabou tendo sua edição de Julho condenada pelo Dr. Uraquitan Santos – Juiz da 018ª Zona Eleitoral da Vitória.
Segundo o entendimento da promotoria a penalidade (inclusive multas) não deveriam ser aplicadas ao candidato Demétrius Lisboa (PSB) que acabou sendo privilegiado na edição do Jornal A ‘verdade’, tendo sido divulgado uma Enquete que o favorecia na disputa para a prefeitura local, objeto de questionamento por parte do Juiz Eleitoral. O processo relativo a este caso não foi acolhido e ainda foi extinto o feito sem julgamento do mérito. O entendimento geral foi de que o candidato a prefeito não participou diretamente do ato de suposta propaganda divulgada pelo jornal mencionado.
Voto de Aplauso
O 21º Batalhão de Polícia Militar (Coronel Souza), sediado em Vitória, investe em ações preventivas de combate à violência e ao tráfico de drogas. Nesta semana, o deputado Alberto Feitosa (PR) solicitou um Voto de Aplausos na ALEPE à iniciativa. O objetivo do grupamento, que batizou a ação de “Operação Vitória sem Drogas”, é promover palestras dirigidas à juventude, além de intensificar as medidas para prender traficantes de entorpecentes. “O trabalho demonstra a preocupação dos policiais em unir forças para reduzir a criminalidade entre jovens”, disse o parlamentar.

Denúncia do uso da máquina pública

Corre o processo de investigação eleitoral expedido no dia 26/9 contra a coligação do Prefeito Demétrius Lisboa, solicitada ao Juiz Eleitoral, a pedido da coligação Vitória bem administrada do democrata Elias Lira, que denunciou em posse de um DVD onde foi mostrado a utilização de ônibus pertencentes a Prefeitura Municipal. Segundo o processo, a coligação do democrata alega que estes ônibus estão sendo usados para o transporte de eleitores para que estes participem das atividades do candidato do atual governo.
Constam na fita de vídeo em plena atividade os seguintes ônibus, que segundo a denúncia pertencem a municipalidade, são eles: KIK 5093; KSK 7193; LAF 6390; MNS 0147; KFE 1494. No ato investigatório, o Dr. Uraquitan Santos solicitou explicações e possíveis confirmações relativas aos ônibus à Secretaria de Administração da Prefeitura local, exigindo ainda da mesma, as cópias dos Contratos de Concessão de Prestação de Serviços inerentes aos ônibus citados.

Cidades terão Promotor de plantão nestas eleições

Mais de 170 cidades pernambucanas terão promotores de Justiça de plantão para acompanhar as eleições municipais deste domingo (5). Além dos 124 municípios que são sede de zonas eleitorais e naturalmente já teriam promotores de prontidão, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu, este ano, designar membros também para os outros municípios. Todos os promotores designados nesta convocação extra foram voluntários, alguns para municípios bem distantes das promotorias de sua titularidade. Leia no Blog da Folha
Taxas dos Feirantes isentas?
Correm notícias em nossa cidade, que entre 26 e 27 de setembro, a Prefeitura Municipal da Vitória não cobrou o uso de solo aos feirantes. Os fiscais foram orientados a abordar todos os feirantes avulsos e comerciantes do pátio da Feira, passíveis de pagamento do referido tributo, relatando que ficarão isentos do pagamento à PMV a partir daquela data. Segundo Elias Martins, trata-se de um “crime eleitoral”, pois segundo ele esta medida além de ser inconstitucional ela penaliza os cofres públicos. Diante do exposto ele entrou com uma Representação pedindo providências ao Juiz Eleitoral da 018ª Zona em Vitória de Sto. Antão.

Haja gogó!
O candidato a prefeito pelo PTB, Cristiano Pilako, aproveitou os últimos dias da campanha eleitoral para todo final de tarde postar-se com seu carro de som na Av. Mariana Amália para discursar. Este ato chega a ser quase uma hora de falação, pelo qual reúne uma centena de transeuntes em torno do comício relâmpago. Segundo os que escutaram o candidato ele “fala bem e diz umas boas verdades”, relataram.

Reforço no Guia

Quem registrou apoio a candidatura a vereador do Osmar Berto (PCdoB) nos últimos dias no Guia Eleitoral de rádios foi a Prefeita de Olinda Luciana Santos e o Dep. Federal Renildo Calheiros (ambos do PCdoB). Eles destacaram que a Câmara Municipal é um canal de participação importante da luta do povo e que precisa de pessoas que possam desempenhar um papel determinante neste intento. No qual apresentaram o nome do candidato Osmar Berto como uma opção acertada e reforçaram o pedido de voto no próximo dia 05 de outubro em Vitória.
Frase: “ Se uma sociedade livre não pode ajudar os muitos que são pobres, acabará não podendo salvar os poucos que são ricos.” John Fitzgerald Kennedy, 1916-1963, presidente norte-americano.
Por Lissandro Nascimento.